Batalhão de couraceiros franceses


15/11/2010

Plinio Corrêa de Oliveira

Força, alegria e glória

Nesta ilustração de um batalhão de couraceiros franceses, chamam especialmente a atenção as cores dos trajes — prateado, branco e vermelho — e a impecável apresentação.

Como é bela a ordenação dos militares, dando uma impressão de força, alegria e glória! A força se nota em tudo, mas neles está aliada à alegria. Só têm ânimo para marchar as pessoas que sentem a alegria de ser militar, de estar destinadas ao combate e ao holocausto, de viver numa atmosfera de legenda e de glória.

Além disso chama a atenção que, além da força e da alegria, neles existe o amor à glória. Estão banhados numa atmosfera de glória.

*       *       *

Na segunda ilustração, um soldado impecável: limpeza exímia de todo o uniforme, capacete reluzente, belo penacho vermelho. Tudo perfeito, compondo uma verdadeira maravilha.

A atitude dele é alheia a tudo em torno de si, com a atenção posta nas honras militares de que está participando. Atitude de homenagem, alegria de prestar reverência a quem é superior.

*       *       *

Por último um couraceiro a cavalo. O modo como ele avança e o gesto com a espada revelam seu espírito combativo. Cavalo alinhadíssimo, ajaezamento perfeito, elegância do gesto, proporção perfeita entre a curvatura do braço e o modo de segurar a espada, o capacete pontudo — um conjunto de qualidades militares que nenhum outro povo ostentou com mais harmonia do que os franceses, num binômio de força ameaçadora e graça amável e gentil.

A fisionomia é de um homem dos nossos dias, mas parece viver fora do século e do tempo. Para ele, o universo é o que se contém por dentro do capacete, do uniforme, da couraça, do mito e da legenda para os quais esses uniformes foram feitos.

Um tolo diria que ele vive na irrealidade. Mas esta é a supra-realidade — a realidade dos aspectos superiores da existência e da vida.

Seria magnífico se pudéssemos dizer, como de um cruzado, que se trata de um homem piedoso e casto. Infelizmente, homens assim vão se tornando cada vez mais raros. Mas é preciso notar que toda a apresentação dele seria digna de um cruzado. Se víssemos Godofredo de Bouillon e seus heróis chegarem a Jerusalém com esta apresentação, diríamos: eles encontraram bem as roupagens que deveriam ter!

_______________________________________________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 17 de maio de 1986. Sem revisão do autor.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
Princesa Isabel marcante personagem na História do Brasil
João Fernandes Vieira e os heróis da Insurreição Pernambucana
Tsunami, aviso de Deus, mas silenciado
Ser tolerante? Sim, não? Por quê?
Cotas na Universidade: achatamento e luta de classes
Ucrânia: vítima da tirania stalinista