Na Polônia, O cruzado do século XX


12/12/2004

Leonardo Przybysz

Esse é o título da biografia de Plinio Corrêa de Oliveira, escrita pelo Prof. Roberto de Mattei, recentemente lançada em polonês. A obra nessa língua é prefaciada pelo Prof. Jacek Bartyzel


Aspecto do público presente ao evento na Polônia

 

Cracóvia — A Associação pela Cultura Cristã Padre Piotr Skarga organizou nessa  cidade, no dia 23 de outubro p.p., o lançamento do livro O Cruzado do século XX sobre a vida e obra desse excepcional líder católico.

Convidado especial do evento, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, pronunciou brilhante conferência a respeito do papel das elites católicas na sociedade.


Príncipe Dom Luís, convidado especial e conferencista no evento

O autor do livro, Roberto de Mattei, professor da Universidade italiana de Monte Cassino e diretor de Lepanto, associação sediada em Roma, falou sobre a atualidade do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira, ressaltando o fato de terem surgido na Itália movimentos inspirados no livro Revolução e Contra-Revolução, obra-mestra do Prof. Plínio. Observou o orador que, por ocasião das muitas conversas que manteve com esse insigne pensador católico, o que mais o impressionava era a profunda vida interior que marcava seu modo de ser e de agir. O Prof. de Mattei concedeu também autógrafos à versão polonesa dessa biografia.

A introdução a tal edição é do conhecido publicista católico e historiador polonês, Prof. Jacek Bartyzel. Dela destacamos o seguinte tópico: “Plinio Corrêa de Oliveira foi um homem completo, apóstolo da Contra-Revolução, em cuja alma havia a gravidade de São Pedro, a sabedoria de São Paulo, a visão de São João, o intelecto do Doutor Angélico, a doçura do Doutor Seráfico, o místico ardor do Doutor Melífluo. E nisto exatamente consistia a excepcionalidade desse extraordinário batalhador da Ecclesia Militans. [...] Constitui também para nós  um desafio para sairmos da miséria espiritual em que imergimos e para seguirmos com coragem no mesmo caminho”.


Concerto de música clássica

A última intervenção coube ao Presidente da Associação Padre Piotr Skarga, Sr. Slawomir Olejniczak, que historiou o surgimento e atuação dessa entidade.

Com a presença de numeroso público, destacando-se dois sacerdotes e seis deputados, além de líderes católicos poloneses e representantes das autoridades locais, a sessão foi encerrada com um concerto de música clássica (Vivaldi, Corelli, Mozart e Purcel), ao qual se seguiu um jantar de confraternização.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia