O “tsunami” Severino Cavalcanti chega ‘as praias do governo


22/02/2005

Boletim Eletrônico

Tudo aconteceu nos 45 dias iniciais deste ano. Em meio ‘a avalanche de medidas institucionais autoritárias e esquerdizantes com que nossos dirigentes insistem em revolucionar o país e uma política de dois pesos e duas medidas com que se tratam nos Ministérios os problemas fundiários, ministros voam a Cuba para confraternizarem com o ditador Fidel Castro e assinar acordos. E o governo tenta a passos rápidos uma integração latina-americana tendo como principais aliados Hugo Chavez e Fidel Castro. Enquanto isso, i” Severino Cavalcanti chega ‘a Presidência da Câmara deixando atônitos os dirigentes do país e a imprensa esquerdista.

O “tsunami” Severino Cavalcanti chega ‘as praias do Governo

O Governo ficou atônito. O deputado Severino Cavalcanti foi eleito Presidente da Câmara dos Deputados, por 300 votos contra 195 dados ao Deputado Greenhalgh, o advogado do MST, em segundo turno. As manchetes na mídia e a estupefação dos governistas deram a entender que foi a mais fragorosa derrota política do Governo Lula. Esse efeito arrasador para o governo foi logo sendo chamado de “o tsunami Severino Cavalcanti” em Brasília.

A conclusão mais interessante sobre o alcance dessa vitória anti-governista foi a do enviado especial da “Folha de São Paulo” a Brasília, Alcino Leite Neto:

“o Brasil precisa entender os novos Severinos, (...) os severinos tomaram conta da Câmara. Eles podem tomar conta do Planalto, um dia. Até nos Estados Unidos há uma onda severina, que levou ‘a vitória dos Severinos americanos nas últimas eleições. Bush é um Severino texano”.

O Governo estará ouvindo a voz das urnas, ou fará de conta de que o problema não é com ele, como fez nas eleições municipais?

“MST um dos movimentos mais sérios e responsáveis do país” na avaliação do presidente Lula, será consultado sobre como a Abin – a Agência Brasileira de Inteligência - deve funcionar.

Não bastaram pilhagens, seqüestros, mortes, invasões, ocupações de prédios públicos, desobediência a ordens judiciais, etc.. O MST é “sério e responsável” para o Presidente Lula e será convidado junto com outros ”Movimentos sociais” – a máquina de pressão das esquerdas - a dizer o que não lhes agrada no sistema de inteligência do País e dar sugestões sobre prioridades de atuação da Abin! É como convidar o bandido para dar sugestões sobre o que lhe agrada na polícia e de como ela deve atuar.

Rumo ‘a integração esquerdista da América Latina.

Chavez visitou o “Fórum Social Mundial” realizado no final de janeiro em Porto Alegre como estrela do evento. Discursou horas e horas, visitou assentamento do MST, assinou com o governo brasileiro, com o governo do Estado do Paraná e com o MST acordo de intenção para construção de Universidade do MST no Rio Grande do Sul e ameaçou: “Não se metam com a Venezuela” em discurso em que afirmou estar armando o povo daquele país.

Com o parceiro cubano foram assinados acordos pelo Ministro Tarso Genro na área da Educação. O Ministro vem se destacando pela radical reforma universitária que está promovendo e pelos esforços para permitir que médicos brasileiros, formados em Cuba, dentro de um projeto em que Fidel quer formar médicos para toda a América Latina, tenham seus diplomas rapidamente validados, sem nenhum requisito, o que contraria a lei brasileira e o procedimento a que se submetem médicos estrangeiros ou brasileiros formados em outros países. Evidentemente somente estudantes esquerdistas são aceitos para essas bolsas, dentro de um sistema de quotas compartilhadas entre partidos e movimentos sociais que fazem a seleção. No Brasil, PT, PC do B, MST e o Comitê dos Movimentos Populares.

O Ministro José Dirceu, da Casa Civil, durante visita que fez ‘aquele país por ocasião da 14ª Feira Internacional do Livro, representando o Governo Brasileiro, aproveitou o tempo para um passeio nostálgico ‘a ilha que o recebeu, o treinou como guerrilheiro e o devolveu ao Brasil em troca do embaixador norte-americano seqüestrado por terroristas.

Para estreitar ainda mais os laços de amizade com Cuba, o Brasil vai construir nova embaixada em Havana, sendo o projeto encomendado a Oscar Niemayer.

Com a Venezuela, ampla aliança estratégica.

O próprio Presidente Lula se encarregou, em visita de um dia a Caracas, de alinhavar amplo acordo estratégico com aquele país. Dezessete na área energética e de mineração. O mais importante nessa área é o que prevê a construção de uma refinaria binacional estatal, no Nordeste do Brasil.

A aliança estratégica prevê um amplo acordo na área de defesa com venda de aeronaves e transferência de tecnologia para a criação de uma indústria aeronáutica venezuelana. A Venezuela deverá comprar do Brasil caças de treinamento de combate.

Esse esforço venezuelano se insere na política denunciada pelo jornal norte-americano “Herald Tribune” segundo o qual Chavez se arma para resposta a ataque dos Estados Unidos. O Jornal afirma que a Venezuela estaria “mudando sua doutrina militar para fazer dos Estados Unidos o inimigo número 1 “ e recorre agora ‘as construções guerrilheiras do chinês Mao e do vietnamita Ho CHi Minh.

E o jornal “Folha de São Paulo”, de 14 de fevereiro, acrescenta “ De Cuba, num discurso de seis horas, (...) Fidel Castro acrescentou lenha na fogueira dizendo que vai responsabilizar os Estado Unidos se Chavez for morto.”

Cuba quer entrar no Mercosul

Notítia vinda de Buenos Aires informa que Cuba só espera a posse do socialista Tabaré Vasquez no governo do Uruguai para pedir novamente seu ingresso no Mercosul, a que sempre se opôs o Presidente Jorge Batle. Ficaria na condição de membro associado, a lado da Bolívia, Chile, Peru Equador, Colômbia e Venezuela.

O macabro exercício de exploração ideológica dos mortos.

A todo momento temos notícias da morte de militares que perdem suas vidas em defesa da sociedade, em combate com bandidos. Poucas palavras na mídia, descaso para com aqueles heróis, abandono de suas famílias ‘a própria sorte.

Ou então tentativa de desqualificar os autores quando por exemplo eles são do MST, como aconteceu recentemente em Quipapá, a 20 kms do Recife. Três agentes da Policia Militar de Pernambuco disfarçados, ao entrarem no assentamento “Bananeiras” em perseguição a membros do MST que roubavam cargas e vinham sendo investigados, foram, um morto e dois torturados por vários sem-terra enfurecidos. O Governo tentou dar pouca importância ao fato e desculpar os sem terra.

Quando, entretanto poucos dias depois a freira norte-americana Dorothy Mae Stang foi brutalmente assassinada, sua morte serviu para desencadear uma onda de “revolta” indignada por parte de todos os que apóiam os sem-terra. Dois ministros voaram para a região imediatamente. A Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Nilmário Miranda, o secretário de Direitos Humanos fizeram declarações patéticas., Na Câmara discursou o deputado Suplicy. O Ministro da Justiça colocou a Polícia Federal no caso. O Governo destacou 2.000 homens do exército para auxiliar na defesa da ordem na região. A Igreja se manifestou também indignada, atacando o agronegócio ( D.Tomás Balduino) , o latifúndio, as mineradoras, os madeireiros e as multinacionais (D.Pedro Casaldáliga), defendendo a Reforma Agrária e incluindo o caso da feira na Campanha da Fraternidade (D.Claúdio Hummes). Tudo isso porque Dorothy era ligada ‘a CPT – Comissão Pastoral da Terra, que junto com o MST procuram incendiar o país, como denunciou o livro “Pastoral da Terra e MST incendeiam o país”, de autoria de Gregório Vivanco Lopes e que faz parte da campanha da entidade em defesa do agronegócio. Uma “guerra santa” foi deflagrada, em torno da freira falecida, promovida a “mártir”, uma das categorias laicas com que, na Teologia da Libertação, caracterizam-se os que morrem lutando pelo socialismo e que não têm nada ver com os mártires cristãos que morreram em defesa da Fé.

O Presidente que estava no Exterior antecipou sua volta ao País para acompanhar mais de perto os acontecimentos no Pará.

Ninguém, entretanto, se pergunta: Porque o Incra autorizou projetos ambientais numa região onde o problema do domínio das áreas está tão confuso? Essa era sua obrigação. Entretanto, não! Aliou-se ao MST e ‘a CPT. Foi como lançar gasolina no fogo! Como também ninguém ouviu a parte que está sendo acusada de ser culpada pelos conflitos na região.

Para quem tem dúvidas o Ministro José Dirceu explica: ”O que aconteceu foi a reação dos grileiros ‘a presença do Estado, que começou a regularização fundiária e ambiental na região”. Explicação simples para um problema tão complexo e tão mal conduzido pelas autoridades. Para o Ministro Dirceu a religiosa ajudava as autoridades federais. O que equivale a dizer que o Governo é parte na questão. E que usa a CPT como aliada para promover a “regularização” da região. Isso explica a política de dois pesos e duas medidas...

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
Réquiem para os indiozinhos guaranis
Senador adverte: quilombolas querem luta de raças
Reforma Agrária, um luxo miserabilista
O Grito da Agricultura
MST veste o capuz... e tira a máscara
Pena de morte