A nação peruana em foco


13/06/2005

Alejandro Ezcurra Naón
Correspondente

Especiais homenagens a Nossa Senhora de Fátima, por ocasião do 88º aniversário de sua primeira aparição na Cova da Iria em 1917; e diversas atividades no meio estudantil peruano.

Lima – Dentre as múltiplas atividades patrocinadas pela Associação Tradición y Acción por un Peru Mayor, destaca-se a Campanha O Peru necessita de Fátima. Iniciada em fins da década passada, ela conta hoje com milhares de aderentes, disseminados em mais de 70 cidades, cobrindo todas as regiões deste vasto país — o terceiro em tamanho na América do Sul.

No dia 13 de maio último, por ocasião do 88º aniversário das aparições de Fátima, a entidade promoveu concorridas homenagens a Nossa Senhora em sua bela e espaçosa sede de Lima, recentemente adquirida (fotos 1 e 2), bem como na sua sede de Cuzco — a “Cidade Imperial”, antiga capital dos Incas. Aos pés de imagens peregrinas, que constantemente visitam lares em todo o país, (foto 3) mais de mil pessoas revezaram-se ao longo do dia para recitar o Santo Rosário de hora em hora, além de assistir a uma exposição sobre as últimas atividades da Campanha, entre as quais destaca-se o novo site www.fatima.org.pe.

* * *

Neste ano, jovens membros de Tradición y Acción têm realizado também “caravanas” de difusão de publicações pelo interior do Peru, por vezes em áreas bem remotas (foto 4). A obra mais procurada é um catecismo mariano, O culto à Santíssima Virgem — Sua legitimidade e excelência, destinado a ajudar o público a se premunir contra a propaganda religiosa anticatólica. Esta obra, que já se encontra em sua 4ª edição, tem sido calorosamente acolhida pela população, particularmente a mais sujeita à agressividade proselitista das seitas.

Os jovens de Tradición y Acción realizam também intensa atividade no meio estudantil, através de seu movimento universitário Reconquista. Além de freqüentes campanhas nos campus, mantêm um site muito visitado por estudantes, www.reconquistaperu.org, marcando assim uma indispensável presença católica no âmbito universitário.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia