Jardins franceses e ingleses
12/08/2009
Plinio Corrêa de Oliveira
Duas escolas de jardinagem, duas modalidades de ordem
Nesta e na foto da direita,dois aspectos do parque de Versalhes |
A escola francesa de jardinagem tem no parque de Versalhes um modelo prototípico do espírito que reinava na arte francesa no apogeu do Ancien Régime.(*) Tudo muito bem alinhado, ajeitado, pesado, medido e contado.
Quem olha o parque de Versalhes é dominado por uma impressão análoga à que teria se visse, na galeria dos espelhos do palácio, todas as pessoas alinhadas nos devidos lugares, prestes a dançar um minueto — tudo pronto, à espera do início da música. Analogamente, dir-se-ia que toda a vegetação do parque está parada, aguardando o começo de um fabuloso minueto de árvores, folhas e flores.
* * *
Hyde Park |
Inteiramente diversa é a escola de jardinagem inglesa: muitas árvores grandes e belas; canteiros com lindo verde-esmeralda, característico da grama na Inglaterra.
Outro aspecto do Hyde Park |
Dentro desse espaço vegetal, uma nota própria de rusticidade campestre no que ela tem de mais encantador. Nessa paisagem, o conjunto proporciona as deliciosas surpresas daquilo que não é planejado, mas inteiramente natural.
* * *
São as delícias intelectivas da ordem, no jardim francês, contrastando com as delícias sensíveis de uma aparente desordem, no jardim inglês. Estudada e planejada como na escola francesa, contudo segundo uma concepção diversa. São modos de ser diferentes, mas de fato ordenados, de duas escolas de jardinagem.
* Antigo Regime: sistema de governo que vigorou na França antes da revolução de 1789.
_______________________________________________________________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 12 de fevereiro de 1995.
Sem revisão do autor.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|