A Grande Chartreuse

Imenso turíbulo do qual sobem continuamente ao Céu os sacrifícios da oração e da penitência.
Chama a atenção nesse panorama o aspecto soberbo da neve.


Torre de Belém

A beleza artística coincide com a utilidade militar
A Torre de Belém, em Lisboa, de tal maneira causa a impressão de ser um castelo, e não uma simples Torre, que até se poderia perguntar como uma Torre pode ser tão bela! Ela ostenta a pompa e a imponência de um castelo de conto de fadas, com sua pedra branca que brilha ao sol.


Altivez é harmonioso complemento da humildade

Vulto varonil, de uma força cheia de harmonia e proporção em que o vigor do corpo é como que penetrado e embebido pela presença forte e luminosa de uma grande alma. Traços fisionômicos muito definidos, mas igualmente proporcionados.


As três virtudes teologais simbolizadas no turíbulo

No turíbulo estão bem simbolizadas as três virtudes teologais — Fé, Esperança e Caridade. A meu ver principalmente a Fé, mas também as outras duas virtudes estão simbolizadas no turíbulo. Uma pessoa olhando para ele percebe um vislumbre da ordem sobrenatural.


“Desmonarquização” da autoridade eclesiástica

Em sua obra Revolução e Contra-Revolução,(1) discorrendo sobre a IV Revolução — movimento que visa impelir a sociedade civilizada para uma vida tribal — Plinio Corrêa de Oliveira


Peregrinando dentro de um vitral

Imaginemos um vitral em forma circular, ou seja, uma rosácea. Um mundo de cores diferentes. Dentro do conjunto de cores, poder-se-ia fazer um passeio: ora “entrar” no céu cor de anil, ora no dourado absoluto, depois no verde total ou no vermelho bem rubro.


D. Afonso Henriques e o nascimento de Portugal

“Eu sou o fundador e destruidor dos Reinos e Impérios; e quero em ti, e em teus descendentes, fundar para mim um Império, por cujo meio seja meu Nome publicado entre as nações mais estranhas”.


Virgem da Ternura
Bem-estar na tristeza, no carinho e no recolhimento

Nesta foto do ícone de Nossa Senhora de Vladimir — de autêntico estilo bizantino — a Virgem Santíssima apresenta-se numa atitude de alma inteiramente voltada para o interior,


Os cruzados — guerreiros resolutos

O mundo da cavalaria e o subEsta ilustração reproduz uma cavalgada de cruzados na Terra Santa. Examinem a atitude desses personagens mundo revolucionário


Um livro que pôs em xeque a coexistência entre o catolicismo e o comunismo

Há 50 anos, Plinio Corrêa de Oliveira escrevia em Roma a obra A Liberdade da Igreja no Estado Comunista,


|Primeira Página|Página Anterior|Página Seguinte|Última Página|