Reforma universitária: tentativa de sovietizar o ensino nas universidades brasileiras


10/06/2005

Leo Daniele

Um tsunami semelhante ao da Reforma Agrária, que varre a agricultura, investe agora contra o ensino superior privado e a autonomia universitária.Ao lado dos "sem-terra"e "sem-teto" avançam os "sem-universidade". Completa-se o triângulo da subversão no Brasil

No campus da Universidade de Harvard, vê-se a estátua representando um homem distinto, sentado, com um livro na mão. É John Harvard, rico agricultor que financiou a fundação da famosa instituição. Pouco atrás, a biblioteca Widener, considerada a quinta do mundo. E, à esquerda, a famosa torre do Memorial de Harvard. Tudo conduz à impressão de um centro de excelência, uma instituição de elite. E os numerosos prêmios Nobel conferidos a professores da Casa transformam essa impressão em certeza.

Ao lado de Harvard, poder-se-ia mencionar Cambridge, Oxford, Paris, Bolonha, Coimbra, Salamanca, Princeton, Yale, o M.I.T., Columbia e tantas outras.

E o Brasil? Quando foi fundada a Universidade de São Paulo (USP), foram contratados vários expoentes das universidades européias, que elevaram sensivelmente o nível acadêmico no Brasil. Começava então um caminho rumo à excelência, que hoje é urgente retomar.

Seria preciso diminuir, e não aumentar o espaço que separa o mundo acadêmico brasileiro das grandes universidades. Pois existe nos brasileiros aptidão para instituir centros universitários nobres como os mencionados. Um exemplo: assevera Maurício de Sousa Neves Filho, presidente do SINDEPES-DF, que “no campo do desenvolvimento de sistemas de informatização, o profissional brasileiro se vem destacando pela criatividade e pelo enorme potencial nas principais e maiores empresas do mundo”.(1)

É triste recordar, no entanto, que o Brasil foi o último colocado numa avaliação do ensino de matemática no mundo. Há muito o que melhorar também no ensino básico. Como observa o ex-reitor da Universidade de São Paulo, consultor Roberto Leal Lobo, “o governo, no Brasil, abandona o ensino fundamental para investir no ensino superior. É como começar a casa pelo telhado”.(2) O próprio ministro Tarso Genro reconhece que “55% dos alunos da quarta série do ensino fundamental não compreendem um texto e, em Matemática, 51% dos alunos tiveram desempenho muito crítico”.(3)

A ofensiva destruidora da “deforma universitária”

Entretanto a situação pode piorar ainda, se não houver reação. Presa apenas por um fio, como na mitologia grega, paira sobre nossas cabeças a espada de Dâmocles da reforma universitária.


O presidente Lula ao lado do coordenador nacional do MSU, Sérgio Custódio da Silva, durante cerimônia do lançamento do Programa Universidade para Todos (Prouni)

Em dezembro passado, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) lançou a versão preliminar de um anteprojeto em rota de colisão direta e violenta com o anseio de melhora do nível universitário. Anteprojeto que se poderia resumir em três palavras: adeus à excelência! Ou simplesmente: sovietizando...

Após um bombardeio cerrado de justas críticas, tal versão preliminar do projeto foi retirada para ser revista. Aguarda-se agora a apresentação do texto definitivo. Mas o anteprojeto era tão defectivo, que é de se duvidar que simples aperfeiçoamentos o possam corrigir.

O professor universitário e economista Roberto Macedo qualifica o canhestro documento como “deforma universitária”.(4) É dizer tudo em duas palavras. Pois, se aprovado, ele vai aleijar gravemente o ensino superior.

O professor e filósofo Denis Lerrer Rosenfield adverte: “Não nos enganemos. Está em curso um verdadeiro desmonte das universidades brasileiras, públicas e privadas, federais e estaduais, pelo anteprojeto de lei elaborado pelo Ministério da Educação. Com um vocabulário pretensamente social, o projeto visa a ideologizar o ensino superior, estabelecer formas de controle partidário por organizações ditas sociais e abolir o mérito como critério de conhecimento”.(5)

Aviltando a nobreza dos centros de excelência que devem ser as universidades brasileiras, o anteprojeto quer impor o reprovável figurino do nivelamento e da despersonalização. Com isso ficará sepultada a idéia de que os centros de ensino superior tenham personalidade própria, formando “um tipo humano específico, o qual, por sua vez, pode marcar todo o ambiente da cidade que viva da universidade e em torno dela”,(6) como define Plinio Corrêa de Oliveira.

Como se fará essa despersonalização? Através de uma campanha estrategicamente planejada, cujas linhas gerais estão contidas no anteprojeto. Estudemos metodicamente seus principais aspectos:

1 – O anteprojeto, as cotas e a agitação;

2 – A autonomia universitária;

3 – Preconceito contra o ensino privado.

1 - O ANTEPROJETO, AS COTAS E A AGITAÇÃO


Candidatos às vagas de cota para negros inscrevem-se no vestibular na Universidade de Brasília (UNI)

Recentemente entrou em cena o Movimento dos Sem Universidade (MSU), com boné e tudo o mais.(7) O MSU é menos conhecido — por enquanto — que seus congêneres: o movimento dos sem-terra e o movimento dos sem-teto.

Trata-se, como os outros “sem”, de uma criatura da esquerda católica, e ela o reconhece. Surgiu “da organização dos Cursinhos Populares, do ativismo social da Pastoral da Juventude do Meio Popular e da Pastoral da Juventude”.(8) O nome foi sugerido por Dom Pedro Casaldáliga, conhecido bispo da esquerda católica e patrono dos sem-terra.(9)

Qual é o tema da movimentação do MSU? Mais imediatamente, a pretensão de colocar carentes sem a devida preparação nas universidades públicas, ocupando vagas dos melhor preparados.

O golpe é velho: procura-se açular alguém a quem falta alguma coisa contra os que a possuem, manipulando duas reprováveis tendências da natureza humana decaída: a ambição e a inveja.

Carentes, índios e negros poderão ser aprovados no vestibular com notas baixas. Na UnB, onde já está em funcionamento um sistema de cotas, pode-se ter idéia do que sucederá se o anteprojeto for convertido em lei. Em julho de 2004, nenhum dos candidatos aprovados pelo sistema de cotas no vestibular, de 15 entre 61 cursos da UnB, tirou nota suficiente para obter vaga pelo sistema normal.(10)

A 7a Vara da Justiça Federal deu ganho de causa a um jovem que tinha sido preterido no curso de engenharia química da UFPr, por causa do sistema de cotas. Ele tinha obtido 611,3 pontos, enquanto o melhor cotista tinha apenas 489,3.(11)


Ives Gandra: "A título de colocar carentes, índios e negros na Universidade, [...] retiraram a oportunidade de 10% de alunos que poderiam entrar por mérito"

Como afirma o conhecido jurista Ives Gandra da Silva Martins, “a título de colocar carentes, índios e negros na Universidade, [...] retiraram a oportunidade de 10% de alunos que poderiam entrar por mérito”.(12)

Isto não faz sentido. Já que se fala tanto em função social, qual o efeito social da disseminação desses diplomados na sociedade, simpáticos mas despreparados. Será benéfico para o desenvolvimento do País? E para eles mesmos?

Quem entrou por causa das cotas, sem estar qualificado, vai ter problemas depois. Se não desistir durante o curso, terá de enfrentar em desvantagem a concorrência no mercado de trabalho, onde — todos sabem — não há cotas. Ele terá de pagar seu preço por ter querido fugir da realidade.

E a incidência das tramóias nesse processo? Os candidatos a uma vaga no sistema de cotas não precisam provar nada; basta declararem que são negros ou índios. Um jornal publicou foto de uma jovem que ganhou uma vaga especial para o vestibular. Ela se declarara negra. Não é impossível que tivesse antepassados negros, mas a aparência não era esta...

Os méritos dos bons alunos das escolas públicas ficarão desvalorizados, enquanto não poucos oportunistas desbancarão candidatos válidos.

A voz dos interessados: bom senso

Os campeões da igualdade e da “inclusão” social, em sua paixão destemperada, nada mais fizeram que humilhar a simpática raça negra, a que tanto deve o Brasil.

Claudimara Cristina Carvalho afirma: “Sou negra, e entrei para a faculdade sem precisar de cotas. Aliás, na faculdade em que prestei, não há diferença para negros. Se o não-negro dispensa cotas para entrar na faculdade, por que nós negros precisamos?”(13)

No fundo, para a autora desses comentários, a reserva de cotas para negros recende a racismo. É o pensamento do negro Ingo da Silva, que diz: "Todos os negros devem rejeitar isso, porque mais parece esmola. [...] Vão dizer: ‘Está cursando porque deram uma mãozinha'”.(14)

As respostas acima transcritas fazem parte de uma enquete nos seguintes termos: “Você concorda com a reserva de vagas para negros nas universidades públicas?” E o resultado da enquete foi esmagador: 86,18% não, 13,82% sim.(15)

O aposentado Luciano José dos Santos foi beneficiado pelo sistema de cotas privilegiadas na UNIFESP. Mas ao recusar o benefício, disse: “Não vou desperdiçar esta vaga que poderia ser de um jovem".(16) Ele mostrou ter senso da realidade e de justiça.

Também cheio de bom senso é o texto do Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo. “O viés assistencialista não contribuirá para a formação de pessoal apto a construir um país que gere conhecimento e não seja caudatário de outras nações”.(17)

Não é lógico adotar o assistencialismo como critério de escolha, quando se visa à competência, pois a fuga da realidade geralmente não produz bons resultados. Imagine o leitor que, na hora de escolher um comandante para o avião que o vai levar, a companhia aérea opte por Fulano de Tal, não porque é bom aviador, mas por qualquer outro critério; por exemplo, porque é pai de muitos filhos. Se o soubessem, não poucos passageiros ficariam preocupados...

Exagero? Então veja esta. A Orquestra Sinfônica de Detroit escolhia seus artistas por meio de uma comissão que ficava detrás de um biombo, para ser perfeitamente imparcial e selecioná-los apenas pela qualidade da execução musical. Mas houve quem qualificasse o biombo de racista!(18)A esquerda é incontentável. Grita contra a discriminação, mas quando se coloca um biombo para não discriminar, ela protesta.

No Brasil, a proposta cotista pode parecer nova. Mas nos EUA é velha de mais de 30 anos, tendo as cotas surgido após os conflitos raciais dos anos 50-60. Muitos dos argumentos em que se apóiam foram trombeteados pelo líder esquerdista Martin Luther King. Hoje as cotas especiais lá são tidas como sumamente contraproducentes.

Sobre o desempenho das cotas nos Estados Unidos, remetemos o leitor para o excelente artigo de Luís Dufaur Cotas na Universidade: achatamento e luta de classes (Catolicismo, agosto/2004).

Discriminação esquerdista contra o ensino privado

Não serão apenas os não-índios e não-negros que poderão ser discriminados, mas também todos os alunos de escolas particulares, segundo prescreve o anteprojeto do MEC. 50% das vagas das universidades estatais estão reservadas para os estudantes de escolas públicas.(19)

Se as escolas públicas fossem tão boas quanto as escolas particulares — não estamos falando dos cursos superiores — não seria preciso o privilégio de terem “pelo menos 50%” das vagas no exame vestibular. Neste artigo, portanto, está embutido o reconhecimento de que as escolas particulares de uma maneira geral são melhores que as públicas. Finalmente!

Pete Du Pont argumenta com acerto: “Se a nossa política é falsificar a medição das habilidades em lugar de melhorar as aptidões dos menos hábeis, então nós nos enganamos a nós mesmos e pomos nossa sociedade em risco”.(20)

O anteprojeto está fazendo como alguém que, para não ter febre, quebra o termômetro. Escamoteia o medidor do nível de preparo, que é o vestibular... A exemplo de seus similares sem-terra e sem-teto, com o sistema de cotas privilegiantes o projeto cria uma nova categoria de "invasores": os sem-universidade. Ao que parece, a esquerda não consegue principiar nada sem algum tipo de invasão.

Motor da “luta de classes” não é favorecer carentes

Ninguém é contra que um “sem-universidade” se torne um “com-diploma”, desde que o faça adequada e ordenadamente. Não por meio da bolorenta “luta de classes”, e sim através de um aperfeiçoamento do ensino fundamental.

A “luta de classes” — nunca é demais repetir — não tem como motor o desejo de favorecer os carentes. Diz Henri Lefèbvre, professor francês comunista, um dos mais conhecidos teóricos do marxismo: “O marxismo não alimenta um humanismo sentimental e choramingão. [...] O marxismo não se interessa pelo proletariado enquanto fraco, mas enquanto ele é uma força”.(21)

É bom sabermos que, como garante esse teórico do marxismo, o triângulo “sem” — sem-terra, sem-teto, sem-universidade — não é utilizado pela esquerda por ser carente, mas por ser uma força psicológica e social.

Liou-Chao-Chi, Secretário do Partido Comunista Chinês, é ainda mais claro: ajudar os sem-terra “é um ideal de filantropos, não de marxistas”.(22) Ou seja, os marxistas só se interessam pelos menos favorecidos como massa de manobra, como ferramenta de luta, como “bucha para canhão”.

Mas para que haja luta de classes é preciso inflamar a sensibilidade racial. Se ela não existe, é preciso criá-la. E aqui chegamos ao ponto nevrálgico da questão.

Veja-se o que declarou ao site Mundo Negro uma aluna cotista e negra da UERJ: “Por incrível que pareça, os meus colegas me surpreenderam. Ainda não vivenciamos nenhum tipo de preconceito partindo deles”.(23) Criar preconceitos e contra-preconceitos é a principal finalidade de movimentos como o estreante MSU (Movimento dos Sem-Universidade).

Seria ingênuo julgar que um esquerdista fica contente quando lê uma declaração como a da cotista negra, de que não havia visto preconceito. Mas deveria...

Páginas: 1 2 3

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
Princesa Isabel marcante personagem na História do Brasil
João Fernandes Vieira e os heróis da Insurreição Pernambucana
Tsunami, aviso de Deus, mas silenciado
Ser tolerante? Sim, não? Por quê?
Cotas na Universidade: achatamento e luta de classes
Ucrânia: vítima da tirania stalinista