Plinio Corrêa de Oliveira: uma vida pela Igreja e pela civilização cristã
07/12/2008
Em sua edição de novembro corrente, a prestigiosa revista italiana de apologética católica "Il Timone" publica artigo de autoria do diretor nacional do movimento "Alleanza Cattolica", sob o título: "Plinio Corrêa de Oliveira: uma vida pela Igreja e pela civilização cristã - Uma apresentação biográfica do importante pensador católico brasileiro, no centenário de seu nascimento".
* * *
Temos a grata satisfação de registrar o lançamento da edição em alemão de "Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana" de Plínio Corrêa de Oliveira, que teve lugar em Viena, no prestigioso Palais Coburg, no dia 30 de outubro de 2008. Na ocasião, fizeram uso da palavra o Príncipe Dom Luiz de Orléans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, o Duque Paul de Oldenburg e o Prof. Roberto de Mattei.
É-nos grato deixar consignado igualmente que um dos maiores jornais italianos, o "La Repubblica", também fez referência à obra acima citada, nos seguintes termos: "Juntamente com outros (nobres) descendentes dos Colonna, Massimo, Orsini, Torlonia, Chigi, Boncompagni, poderiam ser encaixados nos esquemas nos quais um autêntico mestre do pensamento contra-revolucionário como Plinio Corrêa de Oliveira os inseriu na obra “Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao patriciado e à nobreza romana” (“La Repubblica”, 28-9-2008, edição dominical, p. 34).
Oxalá certos órgãos da imprensa nacional, até por uma questão de eqüidade, soubessem tirar proveito do prestígio de que goza o pranteado líder católico e intelectual brasileiro nos meios intelectuais do exterior, mesmo quando não concordem com todas as suas idéias.
No próximo dia 13 de dezembro, comemorar-se-á o centenário de nascimento daquele que foi merecidamente qualificado como o “Cruzado do século XX”. Talvez certa imprensa brasileira esteja aguardando tal ocasião para fazer comentários objetivos a seu respeito. Seja como for, aproveitamos o ensejo para sugerir que os simpatizantes da figura de Plinio Corrêa de Oliveira escrevam aos órgãos de comunicação (escrita, falada, ou na Internet) que costumam utilizar-se para informá-los de tal efeméride, a fim de que eles possam atender ao direito de saber que todos seus leitores têm.
|