Plinio Corrêa de Oliveira: uma vida pela Igreja e pela civilização cristã


07/12/2008

Em sua edição de novembro corrente, a prestigiosa revista italiana de apologética católica "Il Timone" publica artigo de autoria do diretor nacional do movimento "Alleanza Cattolica", sob o título: "Plinio Corrêa de Oliveira: uma vida pela Igreja e pela civilização cristã - Uma apresentação biográfica do importante pensador católico brasileiro, no centenário de seu nascimento".

*  *  *   

Temos a grata satisfação de registrar o lançamento da edição em alemão de "Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana" de Plínio Corrêa de Oliveira, que teve lugar em Viena, no prestigioso Palais Coburg, no dia 30 de outubro de 2008. Na ocasião, fizeram uso da palavra o Príncipe Dom Luiz de Orléans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, o Duque Paul de Oldenburg e o Prof. Roberto de Mattei.

É-nos grato deixar consignado igualmente que um dos maiores jornais italianos, o "La Repubblica", também fez referência à obra acima citada, nos seguintes termos: "Juntamente com outros (nobres) descendentes dos Colonna, Massimo, Orsini, Torlonia, Chigi, Boncompagni, poderiam ser encaixados nos esquemas nos quais um autêntico mestre do pensamento contra-revolucionário como Plinio Corrêa de Oliveira os inseriu na obra “Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao patriciado e à nobreza romana” (“La Repubblica”, 28-9-2008, edição dominical, p. 34).

Oxalá certos órgãos da imprensa nacional, até por uma questão de eqüidade, soubessem tirar proveito do prestígio de que goza o pranteado líder católico e intelectual brasileiro nos meios intelectuais do exterior, mesmo quando não concordem com todas as suas idéias.

No próximo dia 13 de dezembro, comemorar-se-á o centenário de nascimento daquele que foi merecidamente qualificado como o “Cruzado do século XX”. Talvez certa imprensa brasileira esteja aguardando tal ocasião para fazer comentários objetivos a seu respeito. Seja como for, aproveitamos o ensejo para sugerir que os simpatizantes da figura de Plinio Corrêa de Oliveira escrevam aos órgãos de comunicação (escrita, falada, ou na Internet) que costumam utilizar-se para informá-los de tal efeméride, a fim de que eles possam atender ao direito de saber que todos seus leitores têm.

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
Reportagem da Folha de S. Paulo
Artigo de Plinio Corrêa de Oliveira repercute na Câmara dos Deputados
Repercute campanha contra o aborto
Intelectual italiano realça centenário do nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira
Uma batalha na noite, Plinio Corrêa de Oliveira e a crise do século XX na Igreja
O século de Plinio Corrêa de Oliveira