O poder da Ave-Maria


20/10/2004

Renato Murta de Vasconcelos


A fé e a coragem de uma jovem negra, proveniente do Burundi,leva à prisão o monstro das Ardenas, sinistro criminoso que praticava assassinatos em série na Bélgica


Marie-Ascensión e seu pai

No dia 26 de junho de 2003, Marie-Ascensión Kirombo, de 14 anos, dirigia-se para sua residência na pequena cidade de Ciney, situada nas Ardenas (sul da Bélgica). Fora comprar um cartão postal para enviar a um amigo. Já perto de casa, foi abordada por um homem de cabelos grisalhos que conduzia uma caminhonete de entregas. O desconhecido queria saber como chegar ao Convento Mont de la Salle. Apesar da explicação clara e detalhada, pediu à menina que subisse no carro e lhe indicasse o caminho. Marie-Ascensión replica que não pode entrar no carro de um estranho, ao que este retruca:

— Não se preocupe, sou professor e pai de família. Você pode confiar em mim.

A menina, cujo pai também é professor e lhe ensinou que se deve ajudar pessoas em dificuldades, acabou se convencendo e entrou no automóvel. Já dentro do carro, o desconhecido tocou-a de modo indecente e obrigou-a ficar abaixada. Percebendo a armadilha em que caíra, Marie-Ascensión perguntou a seu raptor:

— O senhor pertence acaso à quadrilha de Dutroux?(1)

— Não, sou ainda bem pior.

— O senhor acredita em Deus? – pergunta a jovem, assustada e já prevendo o pior.

— Por quê? – contesta de modo irritado.

— Porque se o senhor acreditasse em Deus, não me faria mal algum.


* * *


Michel Fourniret, o monstro das Ardenas

De fato, Marie-Ascensión acabava de cair nas garras de Michel Fourniret, 62 anos, o assim chamado monstro das Ardenas, criminoso que praticava assassinatos em série.

A jovenzinha, piedosa católica proveniente do Burundi (África), começou então a rezar a Ave-Maria em voz alta e ininterruptamente. Irritado, Fourniret parou o carro, amarrou as mãos de Marie-Ascensión e prendeu-a na parte fechada da caminhonete. E seguiu viagem rumo a seu sinistro castelo, onde já matara pelo menos uma dezena de mulheres, todas elas ainda jovens.

Orações atendidas

Marie-Ascensión percebeu entretanto que as cordas estavam frouxas, e que com os dentes poderia desatá-las. Conseguiu afinal desvencilhar-se das amarras e, aproveitando um cruzamento no qual o monstruoso Fourniret teve que diminuir a marcha, abriu a porta traseira e saltou para fora do veículo. Estava a 25 km de onde fora raptada, num local de pouco trânsito de automóveis.

Mas sua oração não fora em vão. Nossa Senhora lhe sorriu, porque pouco depois veio-lhe ao encontro um carro dirigido por uma senhora, que a socorreu, e dirigiram-se para um posto policial. Pouco depois o carro de Fourniret passou em alta velocidade em sentido contrário. Percebera que a vítima lhe escapara, e vinha-lhe ao encalço.

Marie-Ascensión pôde então ver a placa da caminhonete de seu raptor. Para não esquecer seu número, foi repetindo-o em voz alta até chegarem ao posto policial. Com o número da placa, foi fácil à polícia identificar o raptor, havia muito tempo procurado por todo o país, e poucas horas depois Fourniret foi preso em sua casa.

No dizer da articulista do diário “Die Welt”, de 23 de julho último, o semblante da jovem transluzia uma impressionante paz interior, e ela dirá a seus pais: “Foram minhas orações que me salvaram”.

Ação de graças

O fato de Marie-Ascensión ter escapado quase miraculosamente das garras de Fourniret levou seu pai a convidar familiares e amigos próximos, umas trinta ou quarenta pessoas, para assistirem a uma Missa de ação de graças no Convento Mont de la Salle, o mesmo para onde Fourniret dissera querer dirigir-se. Compareceram 400 pessoas! É que o exemplo da jovem corajosa(2) e piedosa galvanizou a população local. Uma jovem que, num momento de extrema aflição, recorreu a Nossa Senhora, e Ela lhe sorriu.

Notas:


1. Marcel Dutroux dirigia uma quadrilha que raptava e matava menores, depois de os seviciar. Recentemente foi condenado pela justiça belga à prisão perpétua.


2. O fato, ocorrido há mais de um ano, tornou-se público com o artigo de Elisalex Clary, publicado em “Die Welt”, 23-07-04, sob o título Ein tapferes Mädchen (Uma jovem corajosa).

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
A Virgem de Guadalupe: desafio à ciência moderna
As Padroeiras do continente americano
Notre Dame restaura sinos destruídos pela Revolução Francesa
O “Leão de Münster” elevado à honra dos altares
São Domingos Sávio: o mais jovem santo não mártir da Igreja
Anencefalia: STF decide amanhã sobre a liminar