Nossa Senhora do Socorro, Padroeira de Sciacca, na Sicília


18/02/2005

Valdis Grinsteins

A Virgem Santíssima, como mãe carinhosa, parece adaptar-se em suas aparições à mentalidae e ao temperamento dos vários povos, como ocorreu em Sciacca

O bservando a cidade de Sciacca, no sul da Sicília (Itália), a primeira impressão foi de surpresa: que quantidade de igrejas! Nada menos que 24 templos religiosos para uma população de 36.000 habitantes. Se aplicássemos tal proporção à cidade de São Paulo, deveria haver 10.600 igrejas; ou 4.600 no Rio de Janeiro. E que igrejas! Todos os belos estilos que surgiram ao longo dos séculos da era cristã estavam ali representados. As igrejas barrocas faziam-se notar especialmente. Lembrei-me então de um sacerdote mineiro que, em tom jocoso, dizia que no centro de sua cidade as igrejas eram de estilo barroco; e, na periferia, de estilo... barraca! Isso não se poderia dizer quanto à cidade de Sciacca. Para começar, porque em todos os bairros notava-se a presença de diversas classes sociais, e o bom gosto não era privilégio de uma ou algumas delas.

Mais ainda. Neste mês de fevereiro, celebrava-se a festa da padroeira da cidade, sendo os pescadores os que têm o privilégio de transportá-la. Habitualmente os pescadores não constituem uma classe abastada, muito pelo contrário. Entretanto, todas as outras classes reconhecem com benevolência tal privilégio concedido a eles, pois está ligado à história da imagem, que passo a relatar.

Predileção da Mãe celeste

Para o monge agostiniano Nicolo Bruno, o século XIV começara mal. Encontrava-se ele prostrado numa cama, com febre alta e o pescoço fraturado. Numa noite do ano 1300, apareceu-lhe Nossa Senhora que lhe disse: “Sou a Virgem do Socorro de Sciacca, e venho para ajudar as pessoas. Levanta-te e difunde meu aviso a todos”. O monge foi curado naquele momento, e desde então dedicou o resto de sua vida à difusão dessa mensagem.

Nem todos acreditaram nele, atribuindo tal visão à febre que o acometera. Que seu pescoço tivesse sido curado, não parece ter impressionado os incrédulos empedernidos. Mas estes constituíam uma minoria, porque essa devoção mariana difundiu-se rapidamente.

Um milagre ajudou tal difusão. Como é bem conhecido, as crianças italianas são geralmente inquietas. Contribuem assim para o progresso espiritual das mães, pela prática forçada da virtude da paciência... Mas era justamente paciência o que faltava a uma mãe, cujo filho de seis anos não lhe proporcionava sequer um minuto de tranqüilidade. Em determinado momento, ante as intermináveis traquinagens do pequeno, num acesso de mau humor e com irrefletida fúria ela disse-lhe: “Vai para o diabo, pequena peste!”. Nesse momento apareceu o demônio, em forma visível, e pegou o menino. A mãe, espantada diante dessa visão, pediu a Nossa Senhora que salvasse seu filho. E a Virgem Santíssima apareceu, empunhando um bastão com o qual bateu no demônio, obrigando-o a largar a criança.(1)

Lendo essa narração, não pude deixar de fazer a seguinte reflexão: como a Virgem adapta-se às mentalidades para melhor ajudar as pessoas! Em outros países, bastaria Nossa Senhora ordenar ao maligno que soltasse o menino; ou então, sua aparição seria suficiente para fazê-lo fugir. Mas, no caso concreto, só isso não bastaria. O povo italiano aprecia muito os gestos fortes e definidos, pelos quais o mal é visivelmente humilhado. E a autoridade tem que se manifestar de forma poderosa. Daí o fato de imagens de Nossa Senhora portarem nas mãos um bastão.

Outro milagre que vai nessa linha foi a cura de uma menina de 13 anos, que sofria de paraplegia. A Mãe de Deus apareceu à pobre enferma e ordenou-lhe que se levantasse. De forma muito inocente, como se a Virgem Santíssima não o soubesse, a menina observou que era paralítica e não podia fazê-lo. Nossa Senhora disse-lhe então para agarrar-se a seu cinto, a fim de conseguir pôr-se de pé. A menina obedeceu, e de fato levantou-se, indo logo após contar o ocorrido por toda a parte.

Para agradecer tão notória predileção mariana, as autoridades de Sciacca mandaram esculpir uma imagem representando a Virgem do Socorro. O trabalho foi realizado no início do século XVI, pelos escultores Mancino e Berretaro.(2)

Privilégio para aos pescadores


Imagem da Virgem do Socorro (séc. XVI)

Tal imagem, terminada em 1503, devia ser transportada de Palermo, capital da Sicília, até Sciacca. A trasladação poderia ser feita por terra ou por mar. Como foram os pescadores de Sciacca que se mobilizaram para levá-la, ficou decidido que fossem sempre eles os portadores desta nas procissões. São duas procissões, porque a invocação de Nossa Senhora do Socorro é celebrada em duas festas, nas quais a imagem é conduzida pelas ruas da cidade.(3) A primeira delas comemora-se no dia 15 de agosto, festa da Assunção, pois em 15 de agosto de 1907 ela foi proclamada pelo Vaticano padroeira oficial da cidade.

A segunda procissão realiza-se no dia 2 de fevereiro. Em 1626, uma peste assolava a cidade. Seus habitantes recorreram a Nossa Senhora, sob a invocação de Virgem do Socorro, pedindo sua proteção. Após a procissão, que teve lugar naquela data, a peste desapareceu. Em agradecimento, a partir de então, esse é o dia da segunda procissão.

Na. Sra. do Socorro na América

Como sucede com muitas outras devoções marianas européias, esta também é celebrada na América. No caso concreto, é especialmente comemorada nos Estados Unidos, na cidade de Boston.

No início do século XX, milhões de pessoas emigraram para a América, indo numerosos pescadores sicilianos para o porto de Boston. E decidiram, em 1911, realizar pelas ruas da cidade uma procissão com cópia da imagem da Virgem do Socorro de Sciacca, da mesma forma como era realizada em sua terra natal.(4) A procissão tornou-se um arraigado costume, sendo realizada cada ano até nossos dias. É a mais antiga e contínua procissão de Boston, da qual muito se orgulham os sicilianos e seus descendentes nos Estados Unidos.

___________

Notas:

1. http://www.fishermansfeast.com/who_is_the_madonna_del_soccorso.htm

2. http://www.entasis.it/comuni/provinciaagrigento/provinciaagrigento43.htm

3. http://www.digilander.libero.it/margyvi/sciacca20%inglese.htm

4. http://www.bostonusa.com/visitor/resdet.php?seqnum=11245&tipe=event

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
A Virgem de Guadalupe: desafio à ciência moderna
As Padroeiras do continente americano
Notre Dame restaura sinos destruídos pela Revolução Francesa
O “Leão de Münster” elevado à honra dos altares
São Domingos Sávio: o mais jovem santo não mártir da Igreja
Anencefalia: STF decide amanhã sobre a liminar