Reforma Agrária, o mito e a realidade


05/10/2004

Nelson Barretto


Livro de jornalista mostra fracasso da reforma agrária

Classificada como "inédita e ousada" por um membro da banca examinadora da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), a tese do recém-formado jornalista Nelson Barretto vai na contramão do "politicamente correto", desmitificando a Reforma Agrária e mostrando seu absoluto fracasso no Brasil. A tese foi transformada no livro: "Reforma Agrária: o mito e a realidade".

Para escrever sua tese de formatura — agora transformada num livro com 3 Partes, numerosos capítulos e 126 pp. — Barretto percorreu mais de 20 mil quilômetros pelo Brasil inteiro, visitou 60 assentamentos da Reforma Agrária, muitos dos quais tidos como “modelos”, vasculhou a realidade através de depoimentos dos próprios assentados, e comparou essa realidade com as publicações fantasiosas do INCRA e da FAO, e de matérias da grande imprensa. O resultado é este livro-bomba, ao longo do qual Barretto vai desmitificando, uma a uma, as fantasias em torno da Reforma Agrária brasileira.

Anos a fio de orquestrada propaganda, promovida pelo MST e pelo INCRA sobre os assentamentos supostamente “modelos”, acabaram exercendo algum efeito junto ao público brasileiro, levando-o a acreditar que a Reforma Agrária conduziria a uma nova “Terra de Canaã.

O jornalista Barretto é categórico: a mais inquebrantável ilusão de uma pessoa que, bem intencionada, seja favorável à Reforma Agraria, se rompe com uma simples visita a um desses assentamentos.

A denúncia de Barretto enfrentou vitoriosamente a banca examinadora da UnB e encontra-se hoje nas páginas deste volume de leitura indispensável. Qual será a reação do MST, da CPT, do INCRA, de Ministros e demais promotores da Reforma Agrária? Será o silêncio de quem gosta de esconder a verdade debaixo do tapete? Ou terão a coragem de aceitar um debate a que este livro-denúncia convida?

A obra custa R$ 16,50, com frete incluído. Os interessados podem receber, gratuitamente, o índice das primeiras 20 páginas do livro. Para isto, clique aqui

Veja:
http://www.sospropriedade.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
TRIBALISMO INDÍGENA
30 anos depois
Nobreza e elites tradicionais análogas
Trabalho escravo, nova arma contra a propriedade privada
REVOLUÇÃO E CONTRA- REVOLUÇÃO
Kamikaze
Acordo com o regime comunista