Pró Europa Cristã


01/05/2008

Leonardo Przybysz

Smpósio para jovens poloneses, realizado na França, com o objetivo de analisar questões morais e políticas concernentes à Europa atual, segundo o prisma da doutrina católica

Numa atmosfera de grande interesse, realizou-se entre os dias 27 e 31 de março, na sede da Féderation Pro-Europa Christiana, em Creutzwald, na França (fotos acima e na página seguinte), um simpósio promovido pela Associação pró-Civilização Cristã Padre Piotr Skarga, estabelecida em Cracóvia, Polônia.

As exposições, acompanhadas pelos 35 participantes, versaram sobre temas históricos e atuais: a visão da História do ponto de vista católico; direita e esquerda nos dias atuais; seus respectivos métodos de ação; os problemas que enfrentam face à configuração da opinião pública européia; a arte sacral em confronto com a arte moderna; a crise do sistema hodierno de educação; a crise moral, com sua projeção nas leis permissivistas favorecedoras do divórcio, do aborto e do pseudo casamento homossexual.


            Constou também do programa cultural visita-guiada a Tréveris, uma das cidades mais antigas da Alemanha, fundada pelo imperador romano Augusto no ano 16 a.C. Tréveris, que deu à Igreja milhares de mártires nos primeiros séculos do Cristianismo, tem o privilégio de conservar em sua catedral a túnica inconsútil de Nosso Senhor Jesus Cristo, para cuja posse os soldados romanos jogaram a sorte. Tal relíquia foi trazida da Terra Santa por Santa Helena, mãe do imperador Constantino.

Os jovens poloneses veneraram essa preciosíssima relíquia, guardada num escrínio sobre o altar-mor da catedral. Tendo como guia o Pe. Gorges, pároco na pequena e simpática cidade alemã de Köllerbach, visitaram também muitas outras igrejas, entre as quais a de São Mathias, que conserva restos sagrados desse Apóstolo.

 

Encerrou o simpósio um jantar solene. A importância dos temas, a amplitude de visão com que foram analisados, a distinção do ambiente, a cordialidade cavalheiresca reinante, tudo isso marcou a fundo os participantes. E em todos firmou-se o desejo de, no próximo ano, voltarem para mais um simpósio. E assim de novo se confrontarem com os temas dessa realidade viva que é o embate entre a Revolução e a Contra-Revolução.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia