Estados Unidos: Jornada mariana para ítalo-americanos
07/07/2008
Francisco José Saidl
O evento foi realizado na sede da TFP norte-americana, numa das comemorações para celebrar as aparições de Nossa Senhora de Fátima há 91 anos
Muitos italianos que imigraram para os Estados Unidos, mesmo depois de várias décadas de permanência nesse país, conservaram íntegras as tradições trazidas da Itália. Isto se pode dizer dos dialetos, da culinária, mas sobretudo do dom incomparavelmente mais precioso e profundamente arraigado em seus corações, que é a fé católica.
Disto deu demonstração uma centena de italianos residentes nos Estados Unidos, que participaram da jornada mariana na sede da TFP norte-americana em Spring Grove (Pensilvânia) no mês de maio.
Num clima de muito entusiasmo, peculiar aos europeus meridionais, o encontro foi marcado por intensa piedade mariana.
* * *
Às dez horas da manhã houve missa, seguida de uma procissão com recitação do terço. Presidia a procissão uma imagem peregrina da Virgem de Fátima, que normalmente visita as famílias em suas residências.
Seguiu-se um almoço com animada conversa, durante o qual o Sr. Robert Ritchie, diretor da campanha America needs Fatima, discorreu sobre a importância da mensagem de Fátima. Ressaltou especialmente alguns fatos bíblicos, nos quais é notório que Deus sempre envia um profeta quando os homens se desviam do reto caminho. Para admoestar os homens de nossos dias, Deus enviou sua própria Mãe. E foi em Fátima (1917) que Ela falou, portando uma mensagem de suma gravidade.
Como parte do evento, foi projetado o filme Fátima, mensagem de tragédia ou de esperança?, produzido pela associação italiana Luci sull’Est.
Todos partiram com o ardente desejo de que outras jornadas como esta se repitam, e impressionados pelo ambiente impregnado de grande esperança.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|