Atualidade da cruzada contra-revolucionária


19/09/2008

Carlos Eduardo Schaffer
Correspondente – Áustria

Com o leitmotiv acima, realizou-se em julho último um Curso de Verão na Alemanha, que consistiu numa homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira (1908 – 1995) no centenário de seu nascimento

 


Missa solene de encerrament
o
Viena — A vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira vão sendo cada vez mais conhecidas no mundo inteiro. Dos cinco continentes chegam-nos livros, artigos, monografias, textos publicados em sites, vídeos etc., todos citando, comentando, enaltecendo, e por vezes contestando esse grande pensador e líder católico, nascido em 13 dezembro de 1908.

Como parte das comemorações do centésimo aniversário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira, o Curso de Verão, que se realiza anualmente na Europa no mês de julho, teve como tema central uma visão de conjunto do pensamento, vida e ação desse eminente personagem católico do século XX.







Monsenhor Camille Perl

Sr. Benoît Bemelmans

O evento teve lugar no histórico castelo dos príncipes de Löwenstein em Kleinheubach, pitoresco vilarejo às margens do rio Meno, na antiga Francônia, hoje parte da Baviera.

Mais de 100 participantes tomaram parte no programa, iniciado diariamente com a Santa Missa celebrada no rito tradicional, e constou de conferências, círculos de estudos e visitas a lugares históricos. Compareceram delegações da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Paraguai e Polônia.




* * *

 


Sr. John Horvat

Monsenhor Camille Perl, Vice-presidente da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, a qual assessora o Papa Bento XVI no que se refere à Missa do rito tridentino, foi convidado de honra e celebrou a Missa solene de encerramento.

A conferência de abertura foi proferida por Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira, presidente da associação Pró Europa Cristã, que apresentou diversos fatos ilustrativos de seu convívio com o fundador da TFP brasileira.

Coube ao Sr Benoît Bemelmans, presidente da TFP francesa, falar da atualidade da análise do processo revolucionário exposta pelo Prof. Plinio em sua obra-mestra Revolução e Contra-Revolução.




Visita a Rottenburg

O Sr. Mathias von Gersdorff, diretor da campanha Kinder in Gefahr (Crianças em Perigo) da Alemanha, sintetizou as teses da última obra escrita pelo Prof. Plinio –– Nobreza e as elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII. A edição original portuguesa dessa obra, publicada em 1993, foi traduzida para o inglês, francês, italiano e espanhol, estando no prelo a edição alemã.

 

 



Prof. Roberto de Mattei

Mathias von Gersdorff

O Prof. Roberto de Mattei, professor de História Moderna na Faculdade de Filosofia de Cassino, na Itália, analisou os efeitos da Revolução nas almas desde o Renascimento até nossos dias, passando pela Revolução de maio de 68 na Sorbonne, com o movimento homossexual e congêneres.

 

 

 

 



Apresentação de músicas folclóricas alemãs

Soirée bávara e cervejas
O pensamento do Prof. Plinio, enquanto indicando vias futuras na restauração da Civilização Cristã, foi o tema da conferência de um dos diretores da TFP americana, o Sr. John Horvat.

Os Srs. Julio Loredo, Renato Vasconcelos e José Antonio Ureta discorreram sobre as diversas grandes campanhas contra-revolucionárias promovidas pelas TFPs da Europa e dos Estados Unidos, sob a inspiração dos ideais defendidos por Plinio Corrêa de Oliveira.

As magistrais análises do fundador da TFP brasileira — sob o ponto de vista dos princípios de Revolução e Contra Revolução, e segundo o estilo consagrado nas páginas de Catolicismo na seção Ambientes, Costumes, Civilizações — foram comentadas pelo Sr. Nelson Fragelli, presidente da associação italiana Luci sull’Est.


Duque Paul de Oldenburg
O duque Paul de Oldenburg proferiu brilhante conferência na sessão de encerramento, conclamando os participantes a tirarem conseqüências do que viram e ouviram no Curso de Verão para a formação da juventude e ação junto à opinião pública em seus respectivos países.

Dr. Adolpho Lindenberg, arquiteto de grande renome em todo Brasil, conhecido também no exterior por seus livros sobre economia de mercado em uma sociedade católica, não tendo podido, por motivo de força maior, proferir a conferência programada, enviou seu texto. Este foi lido para o auditório e bastante apreciado. Dr. Adolpho, como primo do Prof. Plinio, discorreu sobre aspectos marcantes da personalidade do homenageado.

Costumes tradicionais, ainda vivos na Alemanha de hoje, despertaram a admiração dos jovens participantes: uma ceia no castelo dos bispos-príncipes de Würzburg; outra, por ocasião do encerramento, no castelo de Kleinheubach, em que foram muito apreciados vários tipos de salsichas; e finalmente uma soirée bávara e cervejas, bem como músicas folclóricas alemãs.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia