Revivendo o ideal medieval
19/09/2008
Francisco José Saidl
Tendo como tema central a Idade Média, uma atraente programação marcou a vida de jovens norte-americanos, desejosos de conhecer melhor a sacralidade e a glória da Cristandade
Na Louisiana, extremo sul dos Estados Unidos, realizou-se de 1º a 11 de julho o Call to Chilvary (chamado para a cavalaria), um acampamento que a TFP norte-americana patrocina todos os anos, a fim de proporcionar boa formação religiosa, intelectual e física aos jovens participantes.
Neste ano, as atividades dos 10 dias — organizadas pela sede da TFP na Louisiana e pela Academia São Luís de Montfort — ocorreram no Feliciana Retreat Center, na cidade sulista de Norwood, contando com 52 participantes dos estados de Arkansas, Califórnia, Texas e Missouri.
O programa combinou exposições ilustradas por meio de sketches e sombras chinesas, conversas informais e jogos (competições de paintball, arco e flecha, escaladas, aulas de defesa pessoal, caça ao tesouro e xadrez). Num dos dias, os participantes puderam visitar o USS Kidd Ship Museum, em Baton Rouge.
Os temas principais foram o Imperador Carlos Magno e a França católica. Para torná-los mais vivos, realizou-se um jantar carolíngio, no qual foi servido um javali selvagem caçado pelo pai de um dos jovens participantes. Durante a refeição, foi apresentado o código de honra do cavaleiro medieval aplicado à vida moderna, ao qual se seguiu uma “vigília de armas”.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|