LUIZ NAZARENO TEIXEIRA DE ASSUMPÇÃO FILHO (1931-2009)

Folha de São Paulo
22/01/2009

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

A luta pela tradição, família e propriedade

"Não dizemos sonhos, mas ideais. E o ideal dele era defender a Igreja e os valores básicos da civilização cristã: a tradição, a família e a propriedade", conta Paulo, amigo de décadas de Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho, cofundador da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade), em 1960.
Formado em direito pela USP, Luiz foi "íntimo colaborador" de Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995), autor de "Revolução e Contra-Revolução", obra fundamental da filosofia da organização.
Ultraconservador, classificava o atual contexto brasileiro como grave -defendia a resistência às reformas socializantes e de confisco que julgava em curso no país.
Em 2002, Luiz enviou carta aos candidatos à Presidência de então: Lula e Serra -"opções meramente de esquerda" para ele. No documento, dizia-se apreensivo quanto a "implantação de políticas que atentem gravemente contra a lei de Deus".
Mesmo temeroso, "enxergava movimentos de reação às reformas de base".
Leitor de Saint-Simon e crítico do conteúdo exibido pelas TVs de hoje, Luiz presidiu a TFP. "Ele era de uma família tradicional, de linhagem aristocrática", afirma o amigo. Em seu enterro, estavam presentes membros da TFP de vários países.
Morreu na sexta, aos 77, de falência dos órgãos. Não deixa filhos. A missa de sétimo dia acontece hoje, às 11h, na igreja Santa Terezinha, em Higienópolis, São Paulo.

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia