LUIZ NAZARENO TEIXEIRA DE ASSUMPÇÃO FILHO (1931-2009)
Folha de São Paulo
22/01/2009
ESTÊVÃO BERTONI DA REPORTAGEM LOCAL
A luta pela tradição, família e propriedade
"Não dizemos sonhos, mas ideais. E o ideal dele era defender a Igreja e os valores básicos da civilização cristã: a tradição, a família e a propriedade", conta Paulo, amigo de décadas de Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho, cofundador da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade), em 1960.
Formado em direito pela USP, Luiz foi "íntimo colaborador" de Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995), autor de "Revolução e Contra-Revolução", obra fundamental da filosofia da organização.
Ultraconservador, classificava o atual contexto brasileiro como grave -defendia a resistência às reformas socializantes e de confisco que julgava em curso no país.
Em 2002, Luiz enviou carta aos candidatos à Presidência de então: Lula e Serra -"opções meramente de esquerda" para ele. No documento, dizia-se apreensivo quanto a "implantação de políticas que atentem gravemente contra a lei de Deus".
Mesmo temeroso, "enxergava movimentos de reação às reformas de base".
Leitor de Saint-Simon e crítico do conteúdo exibido pelas TVs de hoje, Luiz presidiu a TFP. "Ele era de uma família tradicional, de linhagem aristocrática", afirma o amigo. Em seu enterro, estavam presentes membros da TFP de vários países.
Morreu na sexta, aos 77, de falência dos órgãos. Não deixa filhos. A missa de sétimo dia acontece hoje, às 11h, na igreja Santa Terezinha, em Higienópolis, São Paulo.
|