Referendo sobre a admissão da Turquia na União Européia
03/03/2010
José Antonio Ureta
A admissão da Turquia na União Européia, assunto que polariza a opinião pública, toma novo rumo com a proposta de um referendo, discutida e aplaudida na sessão inaugural do bureau bruxelense da Federação Pró-Europa Cristã
O presidente do movimento Europa Cristã, o advogado Caio Xavier da Silveira abre a sessão |
Sede do bureau de representação da Federação Pró-Europa Cristã |
Com a presença de 150 representantes da sociedade belga e européia em geral, foi inaugurado em Bruxelas, no dia 8 de dezembro, o bureau de representação da Federação Pró-Europa Cristã, entidade quetem como objetivo reunir diferentes associações européias que se dedicam ao ideal comum de defesa dos valores espirituais autênticos que constituem a base da civilização cristã na Europa.
Abrindo a sessão, o presidente do movimento Europa Cristã, o advogado Caio Xavier da Silveira, indicou que a instalação do bureau nas proximidades das instituições da União Européia permitirá que se sirvam dele e com ele colaborem todos aqueles que promovem os mesmos valores, “cada qual levando seu ponto de vista específico e preservando os respectivos métodos”. Essa colaboração parece tanto mais necessária porquanto os valores cristãos serão particularmente prejudicados pela implementação do Tratado de Lisboa e da Carta dos direitos fundamentais da União Européia.
* * *
Palavras do Duque Paul de Oldenburg, responsável pelo bureau de Bruxelas |
O Duque Paul de Oldenburg, responsável pelo bureau de Bruxelas, dirigiu-se aos 150 representantes da sociedade belga e européia presentes ao evento, e em seguida introduziu a conferência do Prof. Roberto de Mattei, destacando-o como autor do livro Plinio Corrêa de Oliveira, o Cruzado do Século XX, a melhor biografia do inspirador das associações de defesa da Tradição, Família e Propriedade e das associações similares, federadas em Pró-Europa Cristã.
* * *
Prof. Roberto de Mattei |
Diante de alguns deputados europeus e líderes de opinião pertencentes a destacados movimentos, Roberto de Mattei — professor de História Moderna na Universidade de Cassino, diretor da revista Radici Cristiane, vice-presidente do Centro Nacional de Pesquisas da Itália e também autor do livro A Turquia na Europa: benefício ou catástrofe? — indicou aos presentes ser necessária a realização de um referendo para se decidir sobre a entrada da Turquia na União Européia.
O ilustre orador foi particularmente aplaudido quando indagou o porquê da exclusão da opinião pública dessa decisão, explicando que “sua voz [da opinião pública]seria crítica em relação à classe política que dirige a sorte dos povos do Ocidente”. Negamos que a entrada da Turquia na União Européia possa representar um benefício para a Europa. Pensamos, pelo contrário, que introduzir 90 milhões de turcos na estrutura política e social européia constituiria uma catástrofe irremediável para o continente”.
O ato atraiu também a atenção da juventude belga |
Segundo de Mattei, a responsabilidade por essa catástrofe recai sobre uma Europa que renunciou ao seu papel e negou suas raízes. O caminho inverso passa pela recuperação dos valores não negociáveis — os princípios da ordem natural e cristã sobre os quais nossa civilização se funda.
* * *
A sessão foi completada por um coquetel, propiciando encontros, reencontros e contatos entre políticos europeus, dirigentes de movimentos e militantes defensores dos valores cristãos da Europa.
Conversas animadas após as conferências |
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|