IV Simpósio de amigos e correspondentes da Associação dos Fundadores


13/04/2010

Edson Carlos de Oliveira

    Com a augusta presença da imagem peregrina internacional de Nossa Senhora de Fátima, realizou-se nos dias do último carnaval mais um encontro promovido pela entidade

No Di Giulio Hotel de São José dos Campos (SP), de 14 a 16 de fevereiro, ocorreu o IV Simpósio de Correspondentes da Associação dos Fundadores, que contou com a participação de 170 pessoas de várias regiões do Brasil, em busca de uma dedicação maior à luta contra-revolucionária.

Sob a presidência de Dr. Plinio Vidigal Xavier da Silveira, que abriu os trabalhos, importantes conferências de cultura, informação e ação deram o tom no evento:

• O príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança discorreu sobre as atividades da campanha Paz no Campo;

• José Antônio Ureta analisou com profundidade o Programa Nacional dos Direitos Humanos-3, cuja aplicação levaria à comunistização do Brasil;

• Luis Dufaur expôs alguns dos mais expressivos episódios da vida de Plinio Corrêa de Oliveira.

• Oilsson Gugelmin narrou o histórico pranto da imperatriz austríaca Maria Tereza, quando solicitou auxílio dos nobres húngaros para a defesa do Império, e ressaltou que a comovente súplica imperial suscitou um brado uníssono: “Lutemos pelo imperador e por Maria Tereza!”.

Quando fez uma analogia dessa súplica e dessas lágrimas com a súplica de Nossa Senhora em Fátima e as lágrimas que a sua imagem peregrina verteu em Nova Orleans no ano de 1972, deixou no ar a seguinte pergunta: Qual será a nossa atitude perante o pranto de nossa Rainha?

Pouco depois, uma feliz surpresa marcou o evento. Aprópria imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou ao recinto, comovendo a todos com sua entrada solene. Expressiva, maternal e régia, permaneceu até a manhã seguinte, presidindo o simpósio. Durante toda a noite houve vigília de orações junto a Ela, e no dia seguinte foi trasladada para a cidade de Campos, no norte fluminense, onde jovens católicos de vários estados realizavam um círculo de estudos. Prosseguindo sua peregrinação, antes de retornar aos Estados Unidos, a imagem visitou o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, na capital paulista, onde permaneceu alguns dias, sendo ocasião de abundantes graças.

O encerramento do simpósio ficou a cargo de Dr. Eduardo de Barros Brotero, que tratou da herança espiritual e intelectual transmitida por Plinio Corrêa de Oliveira.

Na impossibilidade de aqui transcrever os diversos depoimentos colhidos nos dias do evento, citaremos apenas o de um jovem de Jundiaí: “O Simpósio foi para mim um encontro surpreendente, que abriu meus horizontes. Na vida espiritual, abriu-os devido à esplendorosa visita da sagrada imagem de Na. Sra. de Fátima, e ao conhecer toda a dedicação e confiança que Dr. Plinio teve para com Ela, dando-nos exemplos de vida e de luta pela Santa Igreja Católica. No campo político e social, abriu-os com a explanação dos temas Reforma Agrária e direitos humanos”.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia