XI Simpósio de estudos da Associação dos Fundadores
13/04/2010
Leonardo Junqueira Fonseca Mourão
Grupo de jovens católicos se reuniu para estudar, com invulgar seriedade de espírito, assuntos importantes para o futuro do Brasil e do mundo
Durante o último carnaval, a Associação dos Fundadores organizou na cidade de Toledo (PR), com apoio da Associação Cristo Rei, um simpósio para 40 jovens, em sua maioria universitários, sobre candentes temas da atualidade.
Aspectos do auditório na cidade de Toledo (PR) |
Situada na costa oeste do estado do Paraná, próximo à Foz do Iguaçu, a pujante cidade de Toledo, fundada em 1954, conta hoje com 200 mil habitantes. É um importante centro de desenvolvimento agroindustrial, concentrando cooperativas e empresas do ramo, graças às férteis terras da região que a tornam uma das principais produtoras de grãos do Paraná.
A Associação Cristo Rei foi organizada por jovens católicos fervorosos, inspirados na doutrina tradicional da Igreja e no livro “Revolução e Contra-Revolução”, de Plinio Corrêa de Oliveira. Conta com estudantes universitários, além de alguns profissionais liberais e fazendeiros. Recentemente seus membros empreenderam uma vitoriosa campanha de abaixo-assinado contra uma imoralíssima cartilha de ensino para o nível primário, cuja implantação estava sendo tentada nas escolas do município pelo Ministério da Educação. O texto dessa cartilha agride frontalmente a moral católica e a própria Lei Natural.
Aspectos do auditório na cidade de Toledo (PR) |
Presidido por uma réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o simpósio iniciou-se com palestra do Sr. Hélio Brambilla, apresentando um retrospecto dos principais acontecimentos que marcaram 2009. Também merecem especial destaque as exposições sobre os seguintes temas:
• Processo da Reforma Agrária socialista e confiscatória no Brasil;
• Fracassada e vergonhosa tentativa do governo brasileiro de manter Manuel Zelaya na presidência de Honduras;
• O inqualificável Programa Nacional de Direitos Humanos-3 do governo Lula;
• A atual situação venezuelana de descalabro, tendente à cubanização.
O simpósio foi encerrado com a Santa Missa. No sermão, o celebrante apontou os malefícios do carnaval, enquanto festa neopagã daqueles que se apegam aos prazeres sensuais e efêmeros deste mundo.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|