Revivescência da missão das elites na Argentina
14/10/2010
Juan Carlos Voiseau
Organizada pelas associações Fátima la Gran Esperanza e Fundación Argentina del Mañana, realizou-se no dia 7 de setembro no esplêndido Palácio Balcarce, de Buenos Aires, uma concorrida conferência sobre a missão das classes dirigentes ante o caos atual.
O conhecido ensaio Revolução e Contra-Revolução serviu de base ao conferencista, Sr. Alejandro Ezcurra Naón, para mostrar que o mundo vive hoje a confluência de duas eras históricas: a modernidade, em situação de ocaso; e a era de Maria, em gestação.
Desde seus primórdios no século XV, a modernidade quis impor aos homens sucessivos mitos, cujo denominador comum era um "endeusamento" da razão desvinculada da fé. Mitos esses de caráter filosófico, ideológico, político, etc, que no entanto se revelaram falsos, estando hoje caducos. Seu colapso provocou nos homens do século XXI uma sensação de vazio intelectual e de caos interior, que projeta seus efeitos sobre toda a vida da sociedade. Contudo, essa situação vai gerando uma crescente avidez por princípios verdadeiros e absolutos, fazendo com que a fé católica comece a recuperar gradualmente o primado que a modernidade quis em vão lhe arrebatar.
Apoiado em outra obra de Plinio Corrêa de Oliveira - Nobreza e Elites Tradicionais Análogas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e Nobreza Romana, de 1993 - o orador afirmou ser este o momento de as elites reassumirem seu papel na sociedade e impulsionarem um processo de regeneração social de cunho católico, que evite para a sociedade a tragédia de precipitar-se no caos.
Um seleto público, representativo da elite argentina, deu à exposição uma adesão calorosa. Muitos afirmaram que a conferência permitiu-lhes desvendar com clareza o confuso horizonte atual, enquanto outros identificaram as teses do conferencista com o que eles mesmos pensavam, mas não conseguiam exprimir. Manifestaram ainda o desejo de serem convidados para novas conferências, previstas para os próximos meses.
Ao término da sessão, vários adquiriram os livros mencionados, assim como El Cruzado del Siglo XX, biografia de Plinio Corrêa de Oliveira recentemente publicada em castelhano, de autoria do professor universitário italiano Roberto de Mattei.
Na Polônia, Rosário contra "parada homossexual"
Leonardo Przybysz
Por iniciativa da Cruzada de Jovens na Vida Pública, estudantes universitários poloneses vinculados à Associação pela Cultura Cristã Padre Piotr Skarga e um grupo de católicos reuniram-se para rezar o Rosário no centro de Varsóvia, em desagravo a Deus e à Santíssima Virgem. O alvo da iniciativa era a "parada homossexual", que se realizaria na capital polonesa, e foi precedida pelo envio de milhares de protestos à prefeita de Varsóvia, contra a permissão concedida à escandalosa manifestação.
Anunciada com meses de antecedência, essa "parada homossexual" de âmbito europeu (euro-parada) era apresentada pela mídia como um acontecimento de importância sem precedentes, trombeteando que participariam mais de 100 mil pessoas. Na realidade revelou-se um blefe, pois apenas conseguiu reunir cerca de mil participantes, muitos deles "importados" de países vizinhos. Diante de resultado tão pífio, alguns jornais de grande circulação nem sequer noticiaram a "parada" em suas edições do dia seguinte. |
Veja:
http://www.catolicismo.com.br
|