Polônia: Encontro da Juventude Contra-Revolucionária
08/02/2011
Leonardo Przybysz
Por iniciativa da Associação pela Cultura Cristã Padre Piotr Skarga e da Cruzada – Jovens na Vida Pública, no dia 6 de novembro último realizou-se em Varsóvia o Primeiro Encontro da Juventude Contra-Revolucionária. Reunidos no belo palácio dos primazes poloneses, participaram cerca de 60 estudantes universitários para discutir os métodos e meios de atuação dos leigos católicos na esfera pública.
Abriu o encontro o Presidente da Associação Piotr Skarga, Slawomir Olejniczak. Baseado no livro Revolução e Contra-Revolução, apresentou o conceito de ordem cristã, e de outro lado o processo revolucionário que visa destruí-la.
A eficácia de uma ação decidida, baseada em convicções sólidas, foi objeto da análise de José Antonio Ureta, pesquisador da TFP francesa. Fundamentou amplamente a tese de que o sucesso de uma ação contra-revolucionária não consiste em fazer concessões aos que defendem uma posição centrista, na ilusão de conquistar-lhes a simpatia.
Os participantes tiveram ocasião de relatar suas atividades públicas em suas respectivas cidades — Varsóvia, Cracóvia e Wroclaw. E causou viva impressão o relato do jovem universitário americano Kenneth Murphy, convidado para o evento. Acompanhado de farto documentário audiovisual, deixou patente aos presentes o êxito da seção universitária da TFP norte-americana na sua ação contra a legalização da homossexualidade e nas marchas anti-aborto.
Num clima de muita consonância, e já na perspectiva da atuação que cada um poderá narrar no próximo encontro, foi encerrado o evento com solene jantar, precedido por um concerto dos membros do Clube São Luís, que executaram canções da época das cruzadas.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br
|