XII Simpósio de Estudos Universitários (Toledo - PR)
11/04/2011
Nelson Ramos Barretto
Intervenção do representante de Rondônia Pedro Henrique Cândido de Oliveira
Fotos: Hélio Viana e Nelson Ramos Barretto |
Promovido pela Associação Cristo Rei, de Toledo, realizou-se nessa cidade paranaense, nos quatro dias do último carnaval, Simpósio de Estudos Universitários. O evento contou com a participação de 30 jovens católicos, inspirados na doutrina tradicional da Igreja e na obra Revolução e Contra-Revolução de Plinio Corrêa de Oliveira.
A grande maioria dos assistentes era constituída por universitários do Paraná, que acolheram com a hospitalidade e o calor de alma toledanos os representantes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Rondônia.
O simpósio foi uma excelente ocasião para alguns se conhecerem, outros para reverem amigos, e todos trocarem informações e idéias acerca das várias campanhas encetadas, bem como aprofundar o conhecimento da doutrina católica.
O bom convívio — centrado na consideração de Deus enquanto regedor da História — foi uma constante durante todo o evento, que teve seu início abençoado pela celebração da santa Missa em latim, no rito tradicional.
As palestras de abertura do ciclo tiveram respectivamente por título A importância da luta contra-revolucionária na sociedade temporal e Os acontecimentos paradigmáticos de 2010 e as perspectivas para 2011. A primeira versou sobre a preparação para a luta ideológica e sua profunda razão de ser; o principal foco da segunda palestra foram os grandes cataclismos com que Deus permitiu se iniciassem os dois últimos anos, ocasião propícia para conduzir ao arrependimento e à conversão de vida uma humanidade chafurdada no pecado e na revolta contra os mandamentos divinos.
Como um dos objetivos do simpósio era estimular as boas tradições e um sadio convívio, realizou-se no domingo uma confraternização com familiares dos participantes do evento, durante a qual foi servido o saboroso “porco no rolete” — prato típico da região. O município de Toledo é grande produtor agrícola, criador e processador da carne suína. É também uma cidade que dá ao Brasil um belo exemplo moral: lá não mais existe carnaval, cujo precioso tempo — desperdiçado por muitos em vícios, no esbanjamento, e, sobretudo, na ofensa a Deus — é dedicado à colheita!
O restante da tarde do domingo foi preenchido com uma conferência intitulada O problema do bem e do mal na História, enquanto a noite foi reservada à projeção de um filme sobre a recente gesta da Caravana Terra de Santa Cruz contra o PNDH-3, no Nordeste do Brasil, iniciativa do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.
Na segunda-feira, teve lugar uma programação cultural e de lazer: visita às belíssimas cataratas do Iguaçu, que muitos ainda não conheciam.
Na manhã seguinte, foram proferidas duas palestras: a primeira discorreu sobre as perspectivas e os desafios do agronegócio de nosso País no contexto mundial; a segunda tratou das intervenções de Deus na História. Na parte da tarde uma exposição ilustrada sobre Ambientes, Costumes e Civilizações, outra sobre as diversas atividades desenvolvidas em 2010 pela Associação Cristo Rei no Paraná, e uma terceira acerca da campanha empreendida contra o PNDH-3 em Rondônia.
Veja:
Revista Catolicismo
|