Curso de verão nos Estados Unidos atrai jovens de toda a nação


02/11/2011

Francisco José Saidl


Fotos: Kenneth Murphy e Michael Chad Shibler

Os princípios católicos que inspiraram a Cavalaria Medieval continuam vivos e despertando crescente interesse, principalmente entre a juventude. Sentindo cada vez mais a vacuidade e a corrupção do ambiente revolucionário que hoje impera, muitos se voltam para os valores perenes da civilização cristã.

A TFP americana vai de encontro a essa aspiração reunindo anualmente estudantes em dois eventos distintos — um na Louisiana e outro na Pensilvânia —, que se realizam há uma década, a cada ano com um tema específico e a duração de 10 dias.

Figuras históricas que se destacaram pela santidade e bravura, dignas de serem imitadas, são revividas não apenas em exposições doutrinárias, mas ilustradas com projeções de slides e apresentação de pequenas peças teatrais. O contraste com os dias em que vivemos é ressaltado.

*       *       *

Na Louisiana, as palestras giraram em torno de São Patrício, São Columbano e São Tomás Morus, todos eles ingleses. A jornada se iniciava às 6h45, com toques de gaitas de fole e o rufar de tambores, tendo uma de suas partes dedicada a jogos de vivacidade, como paintball, salto de obstáculos, jogo da bandeira e caça ao tesouro.

Mons. Robert Berggreen, zeloso sacerdote, esteve sempre disponível para a assistência religiosa, celebrando diariamente a missa tradicional e ouvindo confissões. Uma relíquia da Santa Cruz esteve exposta à veneração de todos os participantes.

Voluntários preparavam as refeições com cardápio da saborosa cozinha cajun, na qual predomina o bom gosto francês, ainda presente naquela região apesar de há mais de 200 anos o estado da Louisiana não pertencer mais à França.

Durante uma das refeições, um personagem representou o rei Henrique V fazendo a conhecida conclamação da festa de São Crispim, na Batalha de Agincourt. O dia termina com uma procissão com tochas e a recitação do santo rosário.

"Procuramos incutir nos jovens a idéia de que o heroísmo não é uma coisa do passado", afirmou Thomas Drake, diretor da TFP-Louisiana.

*       *       *

Com jovens vindos especialmente do norte do país, programa análogo realizou-se na Academia São Luís de Montfort, localizada na Pensilvânia.

Esse evento apresentou uma nota muito especial: a presença da Imagem Peregrina Internacional de Nossa Senhora de Fátima, a mesma que verteu lágrimas em Nova Orleans.

“Era impossível ficar entediado durante o evento”, afirma um adolescente vindo de Chicago. Outro declarou: "Eu aprendi maneiras e gostei das conversas e dos jogos também". Por sua vez, um novaiorquino comentou: "Eu realmente gostei de conversar com um soldado que lutou no Afeganistão, e compreendi: a coragem moral exige mais do que coragem física”.

Após o encerramento, mensagens continuam a chegar por correio eletrônico. Um estudante observou: “Obrigado pelo fato de manterem Deus no primeiro plano de seu programa para a juventude de hoje. Necessitamos de pessoas modelares, que coloquem a Lei de Deus acima da lei dos homens”.

Terminadas as jornadas de verão, iniciou-se o novo ano letivo com o ingresso de novos alunos. Para atender à demanda, a Academia São Luís de Montfort está ampliando suas instalações.

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia