Recitação pública do Rosário em mais de 7 mil localidades


22/12/2011

Francisco Jose Saidl

“Seja realista: exija o impossível!”

Este slogan — que estudantes revolucionários da Universidade da Sorbonne proclamaram nos idos de 1968 — passou a animar em nossos dias a causa contra-revolucionária nos Estados Unidos.

Com efeito, ao planejarem há quatro anos a recitação pública e simultânea do Rosário em 1000 localidades diferentes, os propulsores da campanha America Necessita de Fátima, da TFP americana, consideraram ousada a meta. Mas eles foram realistas e o que parecia impossível sucedeu. A meta foi sobejamente superada. Nos anos sucessivos os objetivos foram ainda mais ousados, até se conseguir em 2011 a impressionante cifra de 7.515 localidades.

Esta manifestação ocorre sempre no sábado mais próximo ao 13 de outubro, dia em que se comemora a última aparição de Nossa Senhora em Fátima.


Em Nova York, na Quinta Avenida, o Rally do Rosário frente à Catedral de St. Patrick

Fotos: Michael Gorre

América Necessita de Fátima visa atender ao apelo da Virgem Santíssima, que em 1917 indicou a devoção ao Rosário como remédio eficaz para o grande mal que assola a civilização cristã: os erros do comunismo. Este perigo se acentua ainda mais nesta quadra histórica em que o comunismo se metamorfoseou na Revolução Cultural: ataca-se principalmente a instituição da família e caminha-se a passos largos para uma implacável perseguição religiosa.

Quanto mais a crise se avoluma, mais cresce a recitação do Rosário.

Eis as cifras dos últimos anos:

2007 —  em 2.107 localidades

2008 —  em 3.500 localidades

2009 —  em 4.337 localidades

2010 —  em 963 localidades

2011 —  em 7.515 localidades

Neste ano, além dos Estados Unidos, outras 22 nações se associaram à recitação pública e simultânea do Rosário, envolvendo um total de mais de 200 mil fiéis.

A maior concentração realizou-se na Quinta Avenida, a principal artéria de Nova York. Os transeuntes detinham-se para observar, informar-se, tirar fotos ou filmar, e até mesmo rezar juntos.

Um senhor uruguaio, de 74 anos, comentou: “Considero uma experiência realmente interessante da minha vida o ter assistido a um dos mais de 7 mil pontos do Rally do Rosário. Foi em Nova York, na Quinta Avenida, em frente à Catedral de St. Patrick. Chamou-me a atenção encontrar jovens com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, bem na calçada. Rezavam o terço. Havia público que acompanhava. Prestei atenção nas pessoas que circulavam, e não percebi reações de desagrado. Pelo contrário, notei curiosidade, atenção e interesse. Então, veio-me o pensamento de que, sendo um local tão conhecido, turístico, e com visitantes de tantos países, essa manifestação de devoção a Nossa Senhora de Fátima, em plena rua, será comentada não só nos EUA mas em todo o orbe”.

Tal imensa operação só foi possível graças a uma bem organizada central montada na cidade de Topeka, Kansas, com uma equipe de 115 voluntários trabalhando intensamente entre os dias 5 de julho e 30 de setembro.

No dia 13 de outubro, um voluntário da TFP americana viajou a Portugal e depositou no local das aparições de Nossa Senhora em Fátima 7.515 rosas — número correspondente aos lugares onde neste ano o Rosário foi recitado em público.

 

Congresso da TFP americana

 

Visando trocar ideias e traçar rumos para novas ações nos EUA, correspondentes e simpatizantes da TFP americana reuniram-se em Spring Grove, na Pensilvânia. A maioria dos participantes havia tomado parte ativamente na realização do Rally do Rosário, seja na organização, seja na execução.

O programa, transcorrido de 28 a 30 de outubro último, constou de palestras proferidas por diretores da entidade sobre temas de palpitante atualidade, como a perseguição religiosa no mundo de hoje e a onda de blasfêmias que se alastra por toda parte. Um convidado especial e orador consagrado veio da Califórnia para fazer uma exposição sobre o México Cristero.

Os dois dias de intenso estudo, reflexão e debate tiveram como fecho de ouro palavras de encorajamento de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, que nos últimos anos tem comparecido a esses congressos.

No mesmo evento foi anunciado que uma campanha da TFP americana se realizava simultaneamente: jovens membros da entidade percorriam o Estado de Mississipi esclarecendo o público às vésperas de um plebiscito a respeito do reconhecimento do nascituro como ser humano.

 


Fotos: Michael Gorre

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia