Recorde de participação na Marcha pela Vida na capital norte-americana


23/04/212

Francisco José Saidl


Fotos: Antonio Fragelli

“Rain or shine!” (Faça chuva ou faça sol — expressão conhecida para indicar a decisão de enfrentar uma determinada situação, seja qual for o seu desfecho). Este era o estado de ânimo dos participantes da 39ª edição da Marcha pela Vida em Washington, no último dia 23 de janeiro, por ocasião de mais um aniversário da iníqua decisão da Suprema Corte americana. Em 1973, esta colocou a prática do aborto sob o amparo da lei, ceifando desde então, cruelmente, a vida de mais de 55 milhões de nascituros.

Embora tenha chuviscado durante boa parte do evento, o mau tempo não chegou a afetar um número significativo de pessoas, permitindo que a Marcha batesse novo recorde de participação. Calcula-se que a multidão superava a casa de 350 mil participantes. Ao ser oferecido um guarda-chuva a uma senhora vinda do estado de Connecticut, esta recusou, continuando a caminhar sob a chuva dizendo: “Ofereço este sacrifício pela causa dos bebês não nascidos”.

Nos últimos anos, eventos dessa natureza têm ocorrido em outras cidades americanas com crescente número de aderentes. Em São Francisco, a Caminhada pela Vida contou com a participação de mais de 60 mil pessoas.

*       *       *

8.669 pessoas que não puderam estar presentes à Marcha, lamentaram o fato e enviaram mensagens de solidariedade e união de orações.

Houve delegações da Europa (Alemanha, Bélgica, França, Itália, Lituânia e Portugal) e da América Latina (Brasil e Uruguai). Encorajadas pelo exemplo americano, marchas contra o aborto no mesmo estilo estão sendo realizadas em diversos países. Em poucas semanas será a vez da Cidade Eterna.

O Príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança e o Duque Paul de Oldenburg honraram uma vez mais o acontecimento com suas nobres presenças.

Inúmeras autoridades eclesiásticas e civis participaram do ato, muitas delas fazendo uso da palavra na concentração que se formou antes da caminhada. Ressaltamos as corajosas palavras do deputado republicano Chistopher Smith, do Estado de Nova Jersey, que se dirigiu ao presidente da República com estas palavras:

— Senhor presidente, a violenta destruição das crianças no ventre materno não é um valor americano.

— Senhor presidente, os americanos em sua grande maioria opõem-se ao aborto e valorizam a vida das mulheres e dos nascituros.

— Senhor presidente, cesse de impor políticas a instituições americanas e organizações religiosas.

— Senhor presidente, o aborto não é, nunca foi e jamais será um valor americano.

— Senhor presidente, cesse de impô-lo aos Estados Unidos e ao mundo.

*       *       *

No dia seguinte à Marcha, o referido deputado recebeu em seu gabinete representantes das delegações dos países mencionados, que foram cumprimentá-lo pela sua brilhante atuação contra a política assassina do aborto.

Cessados os discursos, o público iniciou a caminhada, encabeçada por jovens portando a faixa MARCH FOR LIFE 2012, os quais entoaram a Salve Regina em latim.

A Fanfarra dos Santos Anjos, da TFP americana, tocou incessantemente hinos religiosos e patrióticos, contribuindo de modo relevante para manter alto o clima de entusiasmo.

Nos dias subsequentes, das mais variadas partes dos EUA chegaram à TFP americana mensagens a propósito desse importante acontecimento. Destacamos estas:

• Eu participei da March for Life com outros 480 jovens peregrinos da Arquidiocese de Boston. Foi sensacional e animador ver tantos pro-lifers reunidos. A TFP destacou-se!

• Também nós tivemos uma Marcha pela Vida em Goa, India. Deus esteja com vocês e Nossa Senhora guie sua organização.

• Como sempre, a presença da TFP foi insuperável. A fanfarra e a distribuição de milhares de folhetos intitulados “São Miguel Arcanjo e a vitória pró-life”, revigoraram nos participantes a certeza no triunfo prometido por Nossa Senhora em Fátima.

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia