II Simpósio de Estudos Universitários (Lavras–MG)


15/05/2012

José M. Teixeira


Fotos: Adrinano F. Romero e Roberto Diniz

Realizou-se em Lavras (MG) no último carnaval, com a presença de 55 participantes provenientes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o II Simpósio Universitário promovido pela Associação Cristo Rei, de Toledo (PR).

Foram proferidas conferências sobre a devoção a Nossa Senhora, vida espiritual, política nacional e internacional, bem como temas histórico-culturais — todas elas presididas por uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Na reunião de abertura, ocorrida na noite de sábado, foi apresentado impressionante quadro panorâmico da situação mundial no ano de 2011 e de suas possíveis projeções para 2012, acentuando tanto as tragédias quanto as esperanças.

Na manhã do domingo, 19 de fevereiro, organizou-se uma ida a São João del Rei para os que ainda não conheciam essa bela cidade histórica mineira, enquanto os demais participaram de círculos de conversa sobre diferentes modalidades e experiências de atuação nas universidades.

Na parte da tarde e nos dias posteriores os conferencistas trataram dos seguintes temas: os Novíssimos do Homem; a devoção a Nossa Senhora, centro da piedade do contra-revolucionário; a oração, grande meio da salvação; teses filosóficas revolucionárias contemporâneas; Revolução Cultural e destruição da Cristandade.

As palestras foram complementadas com relatos de atividades da Associação Cristo Rei (Toledo, PR), da Associação da Virgem Maria (Montes Claros-MG) e dos Universitários de Franca (SP). Participantes de Lavras (MG) e Araraquara (SP) também expuseram suas respectivas atuações. Na ocasião foi projetado um audiovisual sobre a Caravana Cruzada pela Família, do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, realizada em diversos estados da Federação em janeiro último.

Na sessão de encerramento, após a audição de uma memorável conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira intitulada Campanários da Tradição, na qual ele afirmava nunca ter inovado nada, inventado nada, e que sua voz não era senão um eco da voz da Santa Igreja, os participantes receberam de lembrança um exemplar da bela edição do livro À procura de almas com alma. Seu autor, Leo Daniele, recolhe com minúcia de escritor e desvelo de discípulo excertos do pensamento daquele inesquecível líder católico.

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia