VIII Curso de Verão – Cracóvia (Polônia)


16/10/2012

Leonardo Przybysz


Fotos: Lukasz Korzeniowski

Com a participação de 80 pessoas de 12 países, realizou-se entre os dias 16 e 22 de julho de 2012, nas proximidades de Cracóvia (Polônia), o VIII Curso de Verão organizado por TFPs europeias.

O local escolhido foi o Castelo de Niepolomice, o qual se presta muito para congressos pelos seus magníficos salões e salas góticas, suas enormes e belas caves no mesmo estilo. Construído no século XIII pelo rei Casimiro, o Grande, o castelo foi parcialmente adaptado ao estilo renascentista no século XVI pela rainha Bona Sforza e totalmente reconstruído nesse mesmo estilo há oito anos. Antiga residência de reis, suas paredes são testemunhas mudas de importantes fatos históricos da Polônia.

A defesa da civilização cristã hoje foi o tema geral do congresso, assim dividido: O reinado social de Cristo; A gradual destruição da civilização cristã; O desaparecimento da virtude da fortaleza — ou como católicos desertaram do campo de batalha; A perseguição aos cristãos no século XXI; É possível a Contra-Revolução no mundo moderno?; Plinio Corrêa de Oliveira e a Contra-Revolução nos dias atuais; A incerteza de nossos dias e o papel de Nossa Senhora.

Uma especial graça nesses abençoados dias, além da assistência diária à Santa Missa no rito tradicional, foi a presença da Imagem Peregrina Internacional de Nossa Senhora de Fátima, precisamente 40 anos após ela ter vertido milagrosamente lágrimas em Nova Orleans (EUA), em 18 de julho de 1972.

Os participantes do congresso tiveram ainda ocasião de visitar o excelente legado da civilização cristã constituído pela monumental cidade de Cracóvia, que abriga o Castelo Real de Wawel, a bela catedral e numerosas igrejas medievais.

Como lembrança da Universidade de Verão, foi distribuída a cada participante uma miniatura de escudo com a efígie de Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira da Polônia.

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia