TFP americana na marcha de meio milhão contra o aborto


19/03/2013

Francisco José Saidl

 

A Marcha contra o Aborto, que realizou no dia 25 de janeiro sua 40ª. edição anual em Washington, contou com a presença da TFP norte-americana com seus característicos estandartes e capas rubras marcados com o leão áureo.

Grande destaque foi dado à Imagem Peregrina Internacional de Nossa Senhora de Fátima, a mesma que verteu lágrimas milagrosamente em Nova Orleans poucos meses antes da iníqua decisão Roe x Wade, que concedeu amparo legal para a execução de mais de 55 milhões de nascituros.

A fanfarra constituída por jovens da TFP americana e da Academia São Luís de Montfort animou o evento, cujo percurso estendeu-se do National Mall à colina do Capitólio, precisamente diante do edifício da Corte Suprema.

Esperançosos de que logo esse massacre de inocentes possa chegar ao fim, os participantes da Marcha — mais de meio milhão de pessoas — enfrentaram resolutamente um intenso frio acrescido de uma nevada que começou durante o evento.

Devido à presença na Marcha de um impressionante número de jovens católicos destemidos, uma jornalista classificou o acontecimento de “o grande despertar católico”.

Representantes de entidades antiabortistas da Itália, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda e Lituânia contribuíram para abrilhantar a manifestação. Entre eles cumpre destacar a presença do Duque Paul de Oldenburg, presidente da Fédération Pro Europa Christiana, com sede em Bruxelas.

Com a mesma finalidade e grande participação popular, realizaram-se quase simultaneamente marchas em outras importantes cidades americanas. Em São Francisco houve a Caminhada pela Vida, à qual compareceram o Arcebispo e o Núncio Apostólico nos Estados Unidos, que leu uma mensagem de solidariedade a Bento XVI. A TFP americana também esteve presente.

Em Washington, os cooperadores dessa TFP distribuíram durante a marcha um folheto intitulado São Miguel Arcanjo e a vitória pro-life, o qual foi calorosamente recebido pelo público. Nele se podia ler:

“Os Estados Unidos vêm sendo atacados por inimigos internos numa batalha sobre-humana. Na devoção ao Príncipe da Milícia Celeste reside nossa grande esperança de obter a vitória. [...] Rezemos para que nosso país, a exemplo do Apóstolo São Paulo, possa combater zelosamente os erros de nosso tempo e obter graças de restauração da Civilização Cristã”. Por uma feliz coincidência de datas, a Conversão do Apóstolo das Gentes era comemorada naquele dia.

* * *

No dia seguinte, o Bureau da TFP norte-americana em Washington reuniu em sua sede um seleto público para o pré-lançamento do livro RETURN TO ORDER. Seu autor, Sr. John Horvat, comentou o contexto histórico no qual a obra vem a lume, e espera que ela possa constituir-se num farol que ilumine a opinião pública em busca de rumos para a restauração da ordem cristã nos Estados Unidos. Frisou especialmente o significado da expressão “intemperança frenética”, que figura no subtítulo do livro, ressaltando seu papel relevante na situação a que se chegou.

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia