III Congresso Conservador em Cracóvia


13/02/2007

Leonardo Przybysz

Nessa importante cidade da Polônia, um congresso foi organizado para difundir a doutrina católica sobre a propriedade particular. Direito sagrado, mas negado pelo governo soviético que oprimiu aquela nação.

Reunidos na Sala dos Espelhos do Grande Hotel de Cracóvia (Polônia), em fins do ano passado, mais de 100 pessoas participaram do 3º encontro do Congresso Conservador. Sob o leitmotiv “O direito de propriedade como fundamento da ordem social e desenvolvimento da civilização”, o evento foi promovido pela Associação pela Cultura Cristã Padre Piotr Skarga.

Seu presidente Slawomir Olejniczak, abrindo a sessão, apresentou o livro O mercado livre na sociedade cristã, de autoria do conhecido engenheiro brasileiro Adolpho Lindenberg, que foi especialmente traduzido e editado para a ocasião. O autor faz uma análise muito acessível das diversas teorias econômicas do ponto de vista do ensinamento da Igreja, mas também da experiência por ele adquirida durante quase 50 anos de atividade empresarial.


Num clima de grande interesse, os participantes ouviram as diversas exposições. O célebre jesuíta polonês e professor de ética Padre Tadeusz Slipko fez uma acurada análise, sob a luz da ética cristã, do direito de propriedade segundo as diversas variantes da ideologia socialista e liberal. O Sr. Julio Loredo apresentou um histórico sobre a atuação de diversas TFPs em defesa do sagrado direito de propriedade, sobretudo de campanhas desenvolvidas contra projetos de Reforma Agrária socialista e confiscatória em diversos países da Europa e da América. O Senador Professor Adam Biela discorreu sobre a longa luta e esforço pela difusão dos princípios que justificam a propriedade privada na Polônia — princípios esses que foram negados durante o longo e negro período em que sua nação padeceu sob a tirania do regime comunista. O Dr. Michael Miller, convidado especial dos Estados Unidos, discorreu sobre “O significado da propriedade privada no desenvolvimento da sociedade”.

O III Congresso Conservador foi encerrado com um belo concerto de música clássica, seguido de jantar em que os convivas tiveram ocasião de trocar opiniões sobre as temáticas tratadas durante o encontro e estreitar relações

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia