Imagem Peregrina Internacional de Nossa Senhora de Fátima visita a Lituânia


05/11/2007

Renato Murta de Vasconcelos

Neste ano, em que se comemoram os 90 anos das aparições em Fátima, membros das TFPs dos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Polônia percorreram em caravana aquele país báltico

A libertação da Lituânia das garras russas em 1990, depois de cinco décadas sob o jugo comunista, deu-se num momento em que a mastodôntica estrutura da URSS perdia sua estabilidade e ameaçava desconjuntar-se. Os países de além-Cortina de Ferro queriam recobrar sua liberdade. Porém, o que poderia conseguir um país pequeno, de pouco mais de três milhões de habitantes, ocupado militarmente por um vizinho gigante?

A única voz que se fez então ouvir no Ocidente em prol da Lituânia foi a das TFPs, sob orientação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, com seu histórico abaixo-assinado de 5.218.520 assinaturas coletadas em 26 países. Desde o desmoronamento final do colosso soviético escoaram-se quase duas décadas. À pesada opressão bolchevista, à implacável perseguição religiosa, seguiu-se novo perigo: à sorrelfa, sem barulho, vão entrando na Lituânia, pelas portas abertas da Comunidade Européia, algumas das piores mazelas de que sofre o Ocidente, tais como a droga, o hedonismo, a pornografia. Na busca desenfreada do prazer, a juventude dos países do Leste europeu vai se desfibrando — não tem mais inimigos a enfrentar! — e afastando-se gradativamente da Religião.


Com a Padroeira da Lituânia no altar-mor

Neste quadro preocupante, a Lituânia, outrora Terra de Maria, precisa hoje, e com urgência, da ajuda de Nossa Senhora. Antes, sob a opressão comunista, havia sadias resistências aos “erros da Rússia”, denunciados por Nossa Senhora em Fátima. Hoje, na liberdade, esses “erros” retornam, alguns sob disfarces, pela porta ocidental.

Os discípulos de Plinio Corrêa de Oliveira, porém, não se esqueceram da Lituânia. Desde 1993, todos os anos uma caravana internacional percorre o país com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Visitam autoridades civis e eclesiásticas, comparecem às escolas, hospitais e conventos, participam de manifestações cívicas em praças públicas, dirigem-se a santuários marianos em longas procissões a pé e abordam pessoas de todas as idades e classes sociais.

* * *


Peregrinação em Siluva

Neste ano, em que se comemora o nonagésimo aniversário das aparições de Fátima, a caravana — composta de membros das TFPs dos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Polônia, bem como de amigos argentinos, chilenos e bielo-russos — contou com a presença da própria Imagem Peregrina Internacional de Nossa Senhora de Fátima, que em 1972 chorou em Nova Orleans. Por sua expressão fisionômica, essa imagem toca as almas de modo maravilhoso em todo o mundo.

De 24 a 30 de agosto, os caravanistas visitaram as dioceses de Kaunas, Siauliai, Panevezys e Telsiai. Sempre calorosamente recebidos, sobretudo por aqueles lituanos que se recordam da valiosa ajuda que as TFPs lhes prestaram, num momento de suprema angústia e incerteza.


Em Siauliai

A mensagem de Fátima — hoje mais atual do que nunca — esteve no centro das palavras que os caravanistas dirigiam ao público, chamando a atenção para este fato extraordinário: ao longo da História, em particular no Antigo Testamento, Deus enviou profetas para admoestar o povo, corrigi-lo e trazê-lo de volta ao bom caminho. No século XX, porém, Ele enviou sua própria Mãe para falar aos homens, alertando-os quanto aos terríveis castigos atraídos pelo estado de calamidade moral em que o mundo se encontra; mas também para dirigir-lhes palavras de esperança e de vitória, entre as quais esta se destaca: "Por fim meu Imaculado Coração triunfará”.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia