Estados Unidos: recitação em público do Rosário
18/12/2007
Francisco J. Saidl
Dois grandes eventos promovidos pela TFP norte-americana para celebrar o 90º aniversário de Fátima: Encontro Nacional de Correspondentes da TFP e rally para recitação do Rosário em 2.200 localidades do país.
Robert Ritchie, diretor da campanha A América Necessita de Fátima, discorreu sobre a importância desta campanha |
As mudanças ocorridas no mundo ao longo dos noventa anos que nos separam das aparições de Fátima foram assombrosas, e de modo geral se deram em sentido diametralmente oposto aos pedidos ali feitos em 1917 por Nossa Senhora.
Um olhar sobre o orbe, nesta perspectiva, foi o tema do mais recente Encontro de Correspondentes da TFP Americana, que teve lugar no mês de outubro, com mais de 250 correspondentes, amigos e membros da entidade.
Realizado na Pensilvânia, o evento serviu também como ponto de encontro de muitos dos coordenadores das manifestações que ocorreriam no sábado seguinte, 13 de outubro, em mais de 2.200 localidades de todo o país, para a recitação pública do Rosário. Na ocasião, Robert Ritchie, diretor da campanha A América Necessita de Fátima, discorreu sobre a importância desta campanha.
O Encontro de Correspondentes foi honrado pela presença de S.A.I.R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, que se dirigiu aos presentes durante o almoço de domingo.
Entre os vários oradores, cabe destacar o Prof. Roberto de Mattei, autor do livro Plinio Corrêa de Oliveira, o Cruzado do Século XX, que veio de Roma para a ocasião.
Nova York |
A conferência final coube ao Dr. Eduardo de Barros Brotero, discípulo e estreito colaborador do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, a quem coadjuvou na fundação da TFP brasileira em 1960, e cujos passos continua a seguir no combate à Revolução e na fidelidade aos princípios imutáveis da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
2.200 manifestações para a recitação pública do Rosário
Harrisburg |
Berwyn, Illinois |
Em todos os 50 Estados norte-americanos, em ruas, praças, grandes cruzamentos de avenidas, e até em frente a clínicas de aborto, católicos reuniram-se no dia 13 de outubro — data comemorativa dos 90 anos da última aparição de Nossa Senhora de Fátima, selada com o prodigioso “milagre do sol” — para recitar o santo Rosário.
Simultaneamente, em Fátima (Portugal), uma dupla de cooperadores da TFP americana depositava, na capela das aparições, 2.200 rosas representando os 2.200 grupos que em todos os quadrantes dos Estados Unidos se reuniam no mesmo dia e na mesma hora, para externar a sua fé católica.
Calcula-se que aproximadamente 100 mil norte-americanos prestaram naquele dia homenagem pública a Nossa Senhora.
Miami |
Hollywood |
No coração de Nova York, em Manhattan, o Rosário foi rezado por mais de 500 católicos em frente Rockefeller Center. Em Washington, fizeram-no no Lafayette Park, próximo à Casa Branca. Nos Estados de Maine, Missouri, Texas e Indiana, os atos se deram em frente aos respectivos Capitólios. O número de participantes em Harrisburg chegou a 300, e em Sacramento a 600.
Digno de nota foi o fato de o Rosário ter sido rezado também em Hollywood, no Boulevard Walk of Fame.
Em Fort Wayne, Indiana, o bispo John Michael D’Arcy esteve presente para encorajar o evento.
Participantes de todas as classes, raças e idades manifestaram grande alegria em professar publicamente sua fé, com aquele ato comemorativo.
* * *
New Orleans |
Procurado pela reportagem de Catolicismo, o Sr. Robert Ritchie, coordenador desse portentoso evento, respondeu às seguintes indagações:
Catolicismo — Como se explica que nos Estados Unidos, onde as pessoas parecem viver num paraíso material, com todo conforto e aparentemente esquecidas de Deus, o resultado tenha sido tão surpreendente?
Robert Ritchie — Para nós, também foi surpreendente. Analisando o fenômeno mais atentamente, a realidade nos mostra que há uma “fome de Deus”. As pessoas vêem que a degradação moral e outros fatores de desagregação de nossa civilização seguem num ritmo galopante, e que somente a Providência Divina, por intercessão da Santíssima Virgem, poderá nos oferecer a solução. Em Fátima Ela previu esta grande crise, mas apontou a solução: Ela quer de nós oração e penitência. Como oração, sobretudo a recitação do santo Rosário, uma arma poderosíssima. Nesta campanha estamos promovendo sua recitação em lugares públicos, para manifestar publicamente nossa devoção e dar bom exemplo.
Omaha, Nebraska |
Catolicismo — O Sr. vê possibilidade de tal ação se estender a outros países?
Robert Ritchie — Certamente. Não é tão difícil de se efetuar. Em outros países já se fez, tais como Índia, Canadá, Austrália, Escócia, Irlanda e Alemanha. A Mensagem da Santíssima Virgem é válida para o mundo inteiro.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|