Pela restauração da Civilização Cristã
21/03/2008
Fábio Cardoso da Costa
Nos dias de carnaval, simpatizantes da Associação dos Fundadores reuniram-se para analisar em conjunto temas da atualidade e traçar metas de ação para suas cidades
A Liga do Santo Rosário lançou campanha de âmbito nacional para a difusão do opúsculo acima sobre o Rosário |
|
Nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, durante o carnaval, a Associação dos Fundadores realizou na cidade de São José dos Campos (SP) o IV Simpósio para seus simpatizantes. Os participantes provinham de vários estados brasileiros, totalizando cerca de 200 pessoas. Característica especial neste ano foi a adesão e o entusiasmo pelas idéias e ações concretas propostas naqueles dias
Cena de uma das refeições |
Procurando trazer luzes e indicar rumos seguros aos que lutam pelos ideais da restauração da Civilização Cristã, os organizadores do evento, sob a direção de Dr. Plinio Vidigal Xavier da Silveira, proporcionaram aos presentes nove palestras, todas feitas por estudiosos de diversos assuntos, que os abordaram com profundidade e sobretudo com fidelidade aos princípios da doutrina tradicional da Igreja e aos ensinamentos de Plinio Corrêa de Oliveira. A tônica das conferências foi a crise moral profunda em que se encontra a sociedade moderna, e os meios de combatê-la. Por outro lado, salientaram aspectos conservadores que vão surgindo em vários setores da opinião pública, indicando que cabe ao contra-revolucionário autêntico, aproveitando assim essas reações sadias, fazer um apostolado indispensável no seu meio. Como nos ensina a Igreja, devemos ser instrumentos eficazes de apostolado nas mãos de Deus.
Aspecto parcial do auditório |
Encontrou grande adesão entre os participantes o lançamento da campanha de propagação do Santo Rosário. Praticamente todos os presentes se comprometeram a engajar-se nesta iniciativa — uma Liga do Santo Rosário, campanha de âmbito nacional com o objetivo de difundir um pequeno livro sobre o Rosário, acompanhado de um terço para recitação privada. A reza diária do terço foi um dos pedidos insistentes de Nossa Senhora em Fátima. Com esta nova campanha, e contando com a participação efetiva de seus simpatizantes, a Associação dos Fundadores quer, de maneira eficaz, contribuir para levar tal apelo de Nossa Senhora ao maior número de brasileiros.
No encerramento, S.A.I.R. Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, desenvolveu o tema: Vocação do Brasil, nossa vocação |
No encerramento, feito por S.A.I.R. Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, desenvolveu-se o tema: “Vocação do Brasil, nossa vocação”. Após esta magnífica conferência, todos se dirigiram ao santuário do Bom Jesus na cidade de Tremembé (SP), onde o Pe. David Francisquini celebrou a santa missa no ritual tridentino.
Após o simpósio, recebi alguns e-mails de participantes que bem resumem o sentimento geral de todos, e por isso aqui transcrevo alguns trechos:
“Todos os simpósios acrescentam algo para o aprimoramento de nossa visão contra-revolucionária dos fatos, porque representam sempre uma aplicação aos últimos acontecimentos dos princípios que o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira nos deixou.
No Santuário do Bom Jesus da cidade de Tremembé (SP). |
Para citar alguns exemplos da importância desse simpósio em São José dos Campos, quanto ao mencionado aprimoramento: a visão do que será realmente decisivo nas eleições presidenciais norte-americanas; as relações entre a Revolução, a Contra-Revolução e as revelações privadas, inclusive as de Fátima; a avaliação da situação atual de nosso País e de outros, em função dos princípios contra-revolucionários.
O Pe. David Francisquini após a santa Missa, com neo-comungantes |
Os participantes puderam conferir as exposições com as experiências em suas respectivas cidades, o que nos auxilia a traçar novas metas de ação.
Pelos comentários dos participantes — mesmo dos mais novos — notei especialmente que eles estavam afinados com os temas e acompanharam com entusiasmo as palestras”.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br
|