Simpósio de estudos para universitários
21/03/2008
Manoel Teixeira Lopes
Questões históricas, políticas, artísticas, religiosas, dir-se-ia que não seria possível abordá-las simultaneamente num mesmo evento. Entretanto, elas foram abarcadas plena e harmonicamente.
Com a presença de 41 participantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, a Associação dos Fundadores promoveu no Hotel Alvorada, da cidade mineira de Lavras, o IX Simpósio de Estudos para Universitários. As palestras tiveram como tema central o livro de Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra-Revolução.
As demais conferências estiveram a cargo do Dr. Paulo Henrique Chaves (O espírito épico em face da Revolução); Dr. Nelson Ramos Barretto (Revolução Francesa e Maria Antonieta); Sr. Hélio Brambilla (Balduíno IV e o espírito de cruzada); Dr. Frederico de Abranches Viotti (Os Novíssimos do homem); Sr. Luis Guillermo Arroyave (Ambientes, Costumes, Civilizações); e Sr. José Carlos Sepúlveda da Fonseca (Fenômenos da política mundial em 2007).
Nas várias fotos acima, flagrantes do evento |
Constou ainda da programação uma viagem cultural a Congonhas do Campo. Com o auxílio de um guia e de substancioso material didático previamente distribuído, os participantes puderam admirar as obras-primas de Aleijadinho: personagens dos Passos da Paixão e os Profetas, acervo artístico que constitui o maior e mais portentoso conjunto barroco do mundo.
Foram dignos de nota o interesse e a seriedade com que os participantes seguiram todas as atividades, tendo se estabelecido um especial clima de cordialidade entre universitários provenientes desses vários estados do Brasil.
Na sessão de encerramento, palavras de estímulo aos participantes, proferidas pelo Prof. Paulo Corrêa de Brito Fº, quem dirigiu os trabalhos |
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|