Acampamento na Serra da Bocaina
21/03/2008
Daniel F.S. Martins
Para a boa formação da juventude católica — um dos principais objetivos do movimento Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz — é indispensável a aliança entre devoção mariana e heroísmo
Circundado pelo espetacular panorama da Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, e sob a proteção da Rainha e Padroeira do Brasil, realizou-se mais um acampamento da Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz. Nos quatro dias de recesso de carnaval, os jovens participantes cumpriram uma programação densa em formação e recheada de remansos.
Numa das conferências, especial interesse |
O tema desta vez foi a devoção a Nossa Senhora aliada à combatividade católica. Além de mostrar os pontos fundamentais do perfil do verdadeiro católico, as conferências incluíram vários exemplos históricos: a epopéia de Santa Joana d’Arc, a luta de São Gregório VII e a resistência católica contra a Revolução Francesa, foram alguns dos fatos narrados para ilustrar como um católico deve ver a luta contra os inimigos da Civilização Cristã.
Nas horas vagas, os jovens entretiveram-se num saudável lazer. Além de jogos de mesa, como o xadrez, os jogos medievais animaram a programação, juntamente com uma desafiante “caça ao tesouro”. Os momentos de lazer preparavam os ânimos para as horas de formação, nutriam o vigor da juventude e ofereciam uma ótima alternativa para os dias de carnaval. Dias estes tão freqüentemente desperdiçados em falsos, pecaminosos e frustrantes “prazeres”.
Nas fotos acima: leituras e jogos animados |
No penúltimo dia, toda a vizinhança foi convidada para um terço solene, com a presença de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. O terço foi rezado em cortejo, ao longo do qual entoaram-se cânticos religiosos. Após essa oração, um dos jovens, vindo dos Estados Unidos, fez uma breve apresentação de música, com sua simpática e tradicional gaita de foles.
Encerramento diante da Basílica de Na. Sra. Aparecida |
O acampamento encerrou-se com chave de ouro, com a visita a Nossa Senhora Aparecida, cuja basílica dista pouco mais de 100 km do local do acampamento. A Ela pedimos que abençoe essa iniciativa tão essencial para os nossos dias, e que perpetue tal apostolado. Quem a Ela roga, recebe. E é com essa confiança que seguiremos nesta ação contra-revolucionária.
Veja:
http://www.catolicismo.com.br/
|