Lourdes: comemorações no sesquicentenário


24/04/2008

Marcelo Dufaur

A TFP francesa, no 150º aniversário das aparições de Lourdes, promoveu uma conferência em sua sede social, em Paris, e uma peregrinação ao local das aparições

No 150º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Lourdes, a Sociedade Francesa de Defesa da Tradição, Família e Propriedade — TFP promoveu uma conferência em sua sede social de Paris. Ante um público que lotou as instalações, Luis Dufaur, colaborador de Catolicismo, desenvolveu o tema Rue du Bac, La Salette, Lourdes e Fátima, numa visão de conjunto.

O conferencista demonstrou como essas sucessivas grandes aparições formam uma cadeia de apelos de Nossa Senhora advertindo a França e a humanidade, como boa mãe que tenta corrigir o filho que anda mal, e lhe anuncia os castigos que lhe podem suceder se ele não se emendar. Mas ao mesmo tempo a Santíssima Virgem, nessas ocasiões, foi dando ao filho transviado pelos erros da Revolução Francesa — e que depois produziriam o comunismo e a revolução anárquica de Maio de 68 — meios sobrenaturais extraordinários para se reerguer, e para uma grande conversão que Ela lhe pedia. Ou seja, a Medalha Milagrosa, na rue du Bac; a torrente de graças relacionadas à penitência; e os milagres que jorram em Lourdes, fazendo uso da água da gruta como Nossa Senhora pediu: “Bebei e lavai-vos” com ela.

A conferência foi seguida de animadíssimo debate, que se prolongou mais do que o usual nessas ocasiões, dada a entusiástica participação do público presente.


* * *

Delegação de jovens da TFP francesa em Lourdes

Ainda a propósito do 150º aniversário da 1ª aparição de Lourdes e da festividade de Santa Bernadette, uma delegação de jovens da TFP francesa, acompanhada por representantes de associações amigas, fez uma peregrinação ao Santuário de Lourdes. Os membros da TFP francesa compareceram com suas capas e estandartes, para agradecer a Nossa Senhora as graças e favores sobrenaturais ali dispensados à França e ao mundo. Favores esses que são prenúncio do triunfo do Imaculado Coração de Maria, prometido pela Santíssima Virgem em termos explícitos a Santa Catarina Labouré, na rue du Bac; a Santa Bernadette, em Lourdes; em La Salette; e de modo definitivo em Fátima, aos pastorinhos portugueses Lúcia, Jacinta e Francisco.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia