Ser tolerante? Sim, não? Por quê?

Vivemos na era da tolerância indiscriminada. Todas as opiniões são permitidas. Tolera-se tudo, exceto aquele que não transige com o erro. A este os tolerantes não toleram, e movem contra ele tenaz perseguição.


A alternativa nas próximas eleições americanas

Face ao caos: freada ou aceleração? Eis o problema que se coloca a propósito das próximas eleições nos Estados Unidos. Naquele país e no mundo, cresce a reação conservadora, o que irrita as esquerdas.


Trabalho escravo, nova arma contra a propriedade privada

No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea libertando todos os escravos no Brasil. Dia de grande festa, o parlamento do Império foi inundado com uma chuva de rosas. O embaixador norte-americano apanhou algumas flores, e disse: "Quero guardar estas flores, como lembrança dessa maravilha. No Brasil a extinção da escravidão foi comemorada com flores, enquanto no meu país custou uma guerra civil com mais de um milhão de mortos".


Pastoral da Terra e MST incendeiam o país

Um livro para o momento atual
Sucedem-se as invasões de terras, vão crescendo as de prédios urbanos, e cada vez se torna mais clara a ação – ao lado e por detrás do MST – da “esquerda católica”. Trata-se da CPT, do CIMI, do que restou das CEBs, tantas vezes com o aval da CNBB.


Reforma Agrária, o mito e a realidade

Livro de jornalista mostra fracasso da reforma agrária. Classificada como "inédita e ousada" por um membro da banca examinadora da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), a tese do recém-formado jornalista Nelson Barretto...


Na Europa, congresso de universitários

A Europa causa uma profunda impressão para quem pisa seu solo, pela primeira vez, como foi o caso da delegação brasileira, convidada pela Österreichische Gesellschaft Zum Schutz Von Tradition, Familie und Privateigentum – TFP, a participar de uma semana de estudos em Gaming, na Áustria, em agosto último.
A preocupação principal nossa, e acredito que acontece com a maior parte dos turistas que visitam o Velho Continente, foi conhecer a Europa do passado, pois a Europa moderna é mais ou menos sem graça como o são as grandes megalópoles em qualquer parte do mundo.


SOU CATÓLICO: POSSO SER CONTRA A REFORMA AGRÁRIA?

O título do presente volume define seu objetivo. Numerosos católicos são contra a Reforma Agrária. Os pronunciamentos episcopais favoráveis a esta última importam para eles na obrigação de renunciar às suas convicções anti-agro-reformistas, e de aceitar de bom grado a reforma que reputam contrária à Moral da Igreja, bem como aos mais graves interesses econômicos do País?


Auto-retrato filosófico de Plinio Corrêa de Oliveira

Trata-se do “Auto-retrato filosófico” que Plinio Corrêa de Oliveira preparou, numa versão inicial em 1976, a pedido do Pe. Stanislas Ladusäns S.J. Tal documento foi elaborado para ser incluído na Enciclopédia do Pensamento Filosófico Brasileiro, em vários volumes, que esse sacerdote jesuíta pretendia publicar.


O que somos

Nós nos alegramos de ser discípulos e seguidores de Plinio Corrêa de Oliveira, na totalidade de sua doutrina e de seus métodos de ação


O socialismo autogestionário

Plinio Corrêa de Oliveira põe em evidência que o programa autogestionário da coligação socialo-comunista vitoriosa na França em 1981 visa a desagregação da sociedade atual em corpúsculos autônomos, meta final da utopia anárquica. A autogestão do Partido Socialista francês — como indica o título da matéria — é uma cabeça-de-ponte para o comunismo. 33,5 milhões de exemplares em 155 publicações de 69 países.
Edição especial em francês sob o título Autogestion socialiste: les têtes tombent à l'entreprise, à la maison, à l'école


|Primeira Página |Página Anterior |Página Seguinte|Última Página|