Alemanha: Curso de Verão dedicado ao livro Revolução e Contra-Revolução


01/09/2009

Carlos Eduardo Schaffer
Correspondente – Áustria

Em razão do qüinquagésimo aniversário da publicação dessa obra-mestra de Plinio Corrêa de Oliveira, o Curso de Verão dedicou-se ao estudo dos princípios contra-revolucionários

Viena“Se a Revolução é a desordem, a Contra-Revolução é a restauração da ordem. E por ordem entendemos a paz de Cristo no reino de Cristo. Ou seja, a civilização cristã, austera e hierárquica, fundamentalmente sacral, antiigualitária e antiliberal”.

Essa frase lapidar sintetiza esplendidamente o tema de “Revolução e Contra-Revolução”, dado a lume no número 100 de Catolicismo (abril/1959).

Ao longo destes 50 anos, essa obra inspirou a formação de inúmeros grupos de ação contra-revolucionária no mundo inteiro. Sua leitura tem sido para muitíssimas pessoas instrumento insubstituível para compreender a crise que abala o mundo atual, bem como a maneira de combatê-la.


Missa solene com a presença das delegações
O livro vem sendo cada vez mais procurado em quase todos os países do ocidente — em especial na Itália, onde já foi editado várias vezes. O nome de seu autor aparece com freqüência nos grandes jornais, considerado por muitos intelectuais de grande renome como um dos principais maîtres-à-penser dos autênticos contra-revolucionários católicos.

Revolução e Contra-Revolução foi o tema central do Curso de Verão das TFPs da Alemanha, Áustria e França. De 15 a 20 de julho último, teve ele lugar em Kleinheubach, cidade situada na Francônia bávara, com 98 participantes provenientes da Alemanha, Áustria, Brasil, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, Peru, Polônia e República dos Camarões (África).

A presidência de honra coube a Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil.


A presidência de honra coube a Dom Bertrand de Orleans e Bragança
Após a Missa de abertura no mosteiro franciscano de Engelberg, Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira abriu o congresso, historiando como o autor de Revolução e Contra-Revolução redigiu essa obra, e qual seu alcance.

O Dr. Mário Navarro da Costa, chefe do bureau de representação da TFP americana, em Washington, discorreu sobre os movimentos e personalidades de orientação contra-revolucionária desde a Renascença até a época do pontificado de São Pio X.

Discorrendo sobre o tema Quem somos nós, o Sr. Benoît Bemelmans, presidente da TFP francesa, ressaltou que, se quisermos realizar um ideal, a primeira coisa a fazer é conhecê-lo bem, em seguida analisar se nos identificamos inteiramente com ele.

Dr. Nelson Ribeiro Fragelli, presidente da associação Luci sul’Est, da Itália, expôs o papel das tendências e dos ambientes na luta entre a Revolução e a Contra-revolução, ilustrando sua exposição com a projeção de quadros e fotos.


Comissões de estudo aprofundam os temas expostos pelos conferencistas
Dois exemplos concretos de como a Revolução se utiliza de tendências desordenadas para ir radicalizando suas falsas doutrinas foram analisados pelo presidente da TFP alemã, Sr. Mathias Von Gersdorff: o movimento homossexual e a corrente hoje conhecida como Gender Mainstreaming, que afirma serem as diferenças entre os sexos masculino e feminino apenas questão de falsa educação.

O Sr. José Antonio Ureta, pesquisador da TFP francesa, mostrou como a globalização em todos os seus aspectos, aliada aos sempre crescentes e mais sofisticados meios de comunicação, vai despersonalizando os indivíduos e conduzindo-os para um tipo de sociedade com tecnologias altamente sofisticadas, mas culturalmente cada vez mais pobres e primitivas.

O Sr. Renzo Alvarez Astengo, do movimento peruano Tradición y Acción, e o Sr. Julio Loredo, presidente da TFP italiana, expuseram aos participantes a nova face do socialismo latino-americano: o indigenismo comuno-progressista.


Na abadia de Amorbach, foi executado um concerto de música barroca e clássica
Surpreendeu seus ouvintes o Sr. John Horvat, vice-presidente da TFP americana, ao dizer que nos princípios explanados em Revolução e Contra-Revolução encontra-se o elemento mais fundamental para resolver a atual crise econômica: o reordenamento das paixões desregradas, especialmente pela prática das virtudes cardeais.

O Sr. Michael Drake, membro da TFP americana, apresentando as diversas atividades da entidade, deu o exemplo de uma organização que pauta suas ações nos princípios de Revolução e Contra-Revolução, obtendo vitórias de grande repercussão nos EUA.

A importância da devoção a Nossa Senhora na luta contra a Revolução foi ressaltada pelo Duque Paul de Oldenburg, mostrando que Deus a colocou no ápice da criação, tornando-a rainha dos anjos, dos homens e de todo o universo material, e Medianeira de todas as graças.

Na sessão de encerramento, após Missa solene, falou S.A.I.R. o Príncipe Dom Bertrand sobre a necessidade de sermos fiéis aos princípios de Revolução e Contra-Revolução.


Castelo-fortaleza medieval de Ronneburg
Para a formação cultural contra-revolucionária dos participantes, foram visitados os seguintes monumentos históricos situados nas proximidades de Kleinheubach: o castelo-fortaleza medieval de Ronneburg; a abadia de Amorbach, onde foi executado um concerto de música barroca e clássica; a cidadela medieval Marienberg, dos bispos-príncipes de Würzburg; e o castelo em estilo barroco dos mesmos prelados, no centro da cidade.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
O dilema das células-tronco
Bem-aventurados os que sofrem por amor ‘a justiça...
Projeto de lei transforma o aborto de crime em direito da mulher
Aborto: Projeto Matar
Aborto: um dilema para o eleitorado católico
Monstruosidade