Acampamento de Verão na Irlanda
16/10/2012
Rory O´Hanlon
Fotos: Kenneth Murphy |
Nos extensos terrenos e prédios do maravilhoso Mosteiro Cisterciense de Mount Saint Joseph, Condado de Tipperary, realizou-se nos dias 8 a 13 de julho o Acampamento Anual de Verão. Ao evento, promovido pela Sociedade Irlandesa por uma Civilização Cristã, compareceram representantes da Irlanda, Escócia, Inglaterra, África do Sul, Lituânia, Estados Unidos, Bélgica e Holanda.
Os temas tratados foram os seguintes: O processo de decadência do cristianismo ocidental e a esperança do triunfo do Coração Imaculado de Maria; Num mundo de desordem, a juventude anseia pela Ordem e pelo Heroísmo; O Processo Revolucionário: história e doutrinas (em quatro partes); Visão católica da Ordem do Universo; Os quatro Atributos do ser: Unum, Verum, Bonum et Pulchrum; As raízes da atual crise moral; O papel das artes na vida quotidiana; Provas científicas e históricas da veracidade do Santo Sudário; A doce Primavera da Fé; Devoção a Nossa Senhora; Um chamado à Cavalaria para o Século XXI.
Além das exposições, o programa incluiu diversos tipos de jogos, audiovisuais e filmes, bem como visitas guiadas a lugares históricos. Visitaram-se os castelos de Birr e Cahir, o Swiss Cottage e o Mosteiro de Rock of Cashel.
O acampamento foi honrado com a presença de um sacerdote, sempre disponível para o atendimento espiritual, e que celebrou diariamente a Santa Missa no rito tridentino.
No último dia houve jogos medievais, seguindo-se um jantar medieval ao som de gaitas de fole, órgão e flautas, tocados por jovens participantes. O ambiente belo e colorido do jantar foi enriquecido pela presença de familiares, que juntamente com os participantes festejaram o encerramento daqueles agradáveis dias de convívio animado por um autêntico espírito católico.
Como lembrança do acampamento, cada participante recebeu uma imagem dourada de um cavaleiro medieval. O encerramento ocorreu após o jantar, seguindo-se a bênção solene do Santíssimo Sacramento.
Veja:
Revista Catolicismo
|