Auto-retrato filosófico de Plinio Corrêa de Oliveira
22/07/2004
Plinio Correa de Oliveira
Em
dezembro do mesmo ano, a TFP arrecadou, em campanha pública realizada em
quatro das principais capitais do País, grande quantidade de dinheiro, roupas,
brinquedos e gêneros alimentícios, para o Natal dos pobres. O produto da
coleta foi entregue a associações de caridade, para que o distribuíssem.
Em
fins de 1972 e início de 1973, a TFP promoveu uma campanha de porte nacional
para a difusão da corajosa e oportuníssima Carta Pastoral sobre Cursilhos
de Cristandade , de D. Antonio de Castro Mayer [*]. Nela, o então Bispo
de Campos alertava os católicos de sua Diocese sobre perigosos erros doutrinários,
inclusive abertura para o marxismo, que afetavam numerosos setores desse
movimento. Em quatro meses, treze caravanas com 120 propagandistas percorreram
1328 cidades de norte a sul do Brasil, vendendo 93 mil exemplares da Pastoral.
[*] Nota da redação O
referido documento foi redigido, portanto, 10 anos antes do afastamento do
Prelado em relação à TFP.
Em
1974, sócios e cooperadores da TFP empenham-se em ajudar o Exército Azul
de Nossa Senhora de Fátima a promover a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora
de Fátima, que chorara milagrosamente em Nova Orleans, Estados Unidos. O
bem que essa Imagem Peregrina tem feito às almas, no Brasil e no Exterior, é literalmente
incalculável. Mais de 500 mil pessoas acorreram para venerá-la em seu percurso
pela América do Sul.
Em
1975 o divorcismo voltou à carga, através de duas emendas constitucionais.
A TFP também retornou às ruas, desta vez para difundir a Carta Pastoral Pelo
casamento indissolúvel , do Bispo de Campos, D. Antonio de Castro Mayer.
Em pouco mais de um mês venderam-se cem mil exemplares da Carta Pastoral.
As emendas divorcistas foram rejeitadas.
A
partir de maio de 1977, a TFP do Brasil, bem como as demais TFPs do continente
americano, divulgaram em seus respectivos órgãos de imprensa e em dezenas
de milhares de folhetos um importante estudo entregue pela TFP norte-americana
aos membros de ambas as Casas do Congresso, ao Departamento de Estado e a
influentes personalidades da vida pública dos Estados Unidos. Intitulado Direitos
humanos na América Latina o utopismo democrático de Carter favorece
a expansão comunista , o estudo da TFP norte-americana observa que a
administração Carter se outorgou o direito de definir, dogmaticamente,
e com validade absoluta para todos os povos, grande número de pontos controvertidos,
como se fosse uma espécie de Vaticano infalível, determinando a natureza
das liberdades civis que todas as nações têm que aceitar.
Expoentes
da Teologia da Libertação reuniram-se em fins de fevereiro de 1980 em Taboão
da Serra, em São Paulo. À noite, entretanto, eram realizadas pelas CEBs sessões
de animação dos participantes da jornada de Taboão da Serra, no Teatro da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA). A noite de 28 de fevereiro
foi especialmente consagrada à Revolução Sandinista da Nicarágua, e constituiu
um forte incitamento à guerrilha, feito pelos sandinistas à esquerda católica
brasileira e de toda América Latina. Catolicismo obteve a gravação da sessão (facultada, aliás,
a qualquer pessoa presente) e a publicou, com comentários meus, no número
de julho-agosto de 1980. As caravanas de propagandistas da TFP divulgaram
a reportagem de Catolicismo por
todo o território nacional (36.500 exemplares). As TFPs da Argentina, Colômbia,
Equador, Uruguai e Espanha reproduziram meu estudo sobre a Noite Sandinista
em seus respectivos países, totalizando, com a edição do Brasil, 80.500 exemplares.
Consultados
por proprietários rurais, os professores Sílvio Rodrigues, da Faculdade de
Direito da Universidade de São Paulo, e Orlando Gomes, da Faculdade de Direito
da Universidade Federal da Bahia, afirmam, em bem fundamentados pareceres,
que toca aos fazendeiros, desassistidos do Poder Público, o direito de defender-se à mão
armada contra bandos de desordeiros que tentam invadir suas propriedades,
com a intenção de ocupá-las ilegalmente. A partir de janeiro de 1986, a TFP
deu a mais ampla divulgação aos pareceres dos dois eminentes jurisconsultos,
fazendo-os publicar em 87 jornais de 76 cidades de 21 Estados.
Durante
130 dias, de 31 de maio a princípios de outubro de 1990, as TFPs e Bureaux -TFP
reuniram 5.218.020 assinaturas em 26 países, para um abaixo-assinado hipotecando
solidariedade à declaração de independência da Lituânia do jugo soviético.
Uma delegação das TFPs, de onze membros, entregou o abaixo-assinado ao Presidente
da Lituânia, Vytautas Landsbergis, no dia 4 de dezembro de 1990. No dia 6,
já em Moscou, a delegação se fez fotografar em plena Praça Vermelha, desfraldando
um estandarte da entidade, com todos os seus integrantes portando a capa
vermelha característica das TFPs. E no dia 11 do mesmo mês a comitiva entregou,
nos próprios escritórios do Kremlin, uma carta coletiva dos presidentes de
todas as TFPs ao Presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, solicitando-lhe formalmente
que, diante dessa categórica manifestação do mundo livre, removesse todos
os obstáculos que impediam a Lituânia de alcançar sua plena independência.
Entre
as memoráveis campanhas da TFP, incluem-se também as de difusão dos livros
que escrevi, bem como das demais obras editadas sob os auspícios da entidade.
Dentre estas, cabe destacar, pela sua originalidade, a coleção intitulada Diálogos
Sociais . Consiste ela em vários opúsculos que tratam de diversos temas
ligados à problemática comunismo-anticomunismo, no diapasão em que são habitualmente
sentidos e comentados pelo homem comum em conversas caseiras e encontros
de rua. Os Diálogos Sociais colocam ao alcance do grande público, de modo
resumido e substancioso, argumentos para que ele possa premunir-se contra
as artimanhas da propaganda do socialismo e do comunismo. Os três opúsculos
da coleção editados no Brasil intitulam-se: N° 1 A propriedade
privada é um roubo? ; N° 2 Devemos trabalhar só para o Estado? ;
N° 3 É anti-social economizar para os filhos? Em
edições sucessivas foram vendidos, no Brasil, 100 mil exemplares de cada
opúsculo.
Outras
atuações da TFP: publicação de manifestos pelos jornais e estudos enviados às
autoridades mostrando os aspectos socializantes da lei do inquilinato; carta
ao Presidente Castelo Branco em prol de uma lei de imprensa que conciliasse
a repressão dos abusos com uma justa e adequada liberdade; missas anuais
realizadas: 1) pelas almas das vítimas que o comunismo vem fazendo, desde
1917, em todo o mundo, em particular no Brasil, através de atos de terrorismo,
e 2) pela libertação dos povos escravizados pela seita vermelha; campanhas
realizadas pelos estudantes da entidade a fim de alertar a juventude universitária
sobre a origem e objetivos esquerdistas de certas fermentações estudantis;
memorial ao Ministro da Justiça contra o aborto; visitas sistemáticas a hospitais,
a fim de levar o conforto de uma palavra cristã e de uma dádiva material
aos doentes, principalmente os mais pobres e abandonados; recolhimento de
roupas e alimentos de pessoas abastadas e posterior distribuição nos bairros
pobres.
Se quisesse historiar
aqui tudo o que a TFP tem feito na linha da difusão doutrinária e do combate
ideológico, seria um não mais acabar. Citei, portanto, apenas as grandes
campanhas levadas a cabo pela organização que fundei, e cujo Conselho Nacional
tenho a honra de presidir. Elas têm cabida aqui porque completam, mais ainda
do que meu retrato filosófico, a fisionomia dos princípios que defendo.
,No
campo das idéias, não existe apenas o antigo e o novo, mas sobretudo o
verdadeiro e o perene
Com efeito, ao
ler este retrato filosófico , muitos terão tido em mente, de começo
a fim, uma objeção: tudo isto é anacrônico e incapaz de deitar raízes no
mundo em que vivemos.
A linguagem dos
fatos é outra. No campo das idéias, não existe apenas o antigo e o novo,
como quereriam os evolucionistas. Existem também, e sobretudo, o verdadeiro,
o bom, o belo e o perene. Em contraposição irreconciliável com o erro, o
mal e o disforme. E ao verum, bonum e pulchrum ,
significativos setores da juventude hodierna não só permanecem sensíveis,
mas engajaram uma marcha de resoluta expansão.
A tradição do
perene não é morte, mas vida vida de hoje e vida de amanhã. De outra
maneira não se explicaria este fato patente, que é a repercussão das várias
TFPs na mais nova juventude deste nosso novíssimo continente.
Não pretendo ser
apenas um defensor do passado, mas um colaborador com outras forças
vivas para influir no presente e preparar o futuro. Estou certo de
que os princípios a que consagrei minha vida são hoje mais atuais do que
nunca e apontam o caminho que o mundo seguirá nos próximos séculos.
Os céticos poderão
sorrir. Mas o sorriso dos céticos jamais conseguiu deter a marcha vitoriosa
dos que têm Fé.
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