100 dias de governo — mudanças, ambigüidades e expectativas

Decorridos os primeiros 100 dias do governo Dilma Rousseff, muitos se perguntam: o que pensar? Que houve mudanças em relação ao período do presidente Lula é inegável. Qual o alcance delas? São apenas de estilo ou atingem o cerne da política brasileira?


Autogestão socialista na Venezuela

Chávez não é simplesmente um histrião, como alguns pensam. Seu projeto de autogestão comunitária é um plano-piloto, tendo em vista preparar a América Latina para um comunismo metamorfoseado.
Venezuela, eleições parlamentares de 2005: os políticos de oposição ao governo Chávez decidem aconselhar os eleitores a que se abstenham de votar, e tornam esta recomendação ponto central de sua campanha.


Limitação da propriedade rural, Reforma Agrária e estupidez

No Brasil, o contraste entre o pujante êxito do agronegócio e o fracasso da Reforma Agrária socialista torna-se cada vez mais clamoroso


A opinião pública na gangorra da derrota ou vitória

Ante o fato de que os candidatos presidenciais eram todos de esquerda, o povo brasileiro se vingou e lhes impôs uma agenda conservadora.


Produtores de alimentos X Ambientalistas radicais

Em sã consciência — e até mesmo por educação — ninguém pode ser contrário à preservação do meio ambiente.


A tarrafa e o PNDH-3

A tarrafa é uma rede de pesca circular, de malha fina, com pesos na periferia e um cordel no centro, pelo qual é puxada.


A safra agropecuária, a crise e a “oligarquia dos pardais”

Apesar da situação de inferioridade em que foi colocado o agronegócio, em razão da política econômica do governo federal, a produção agropecuária continua sendo um esteio vital para o País


Católicos vietnamitas resistem à ditadura comunista

Católicos resistem à demolição de prédios eclesiásticos, nas maiores manifestações desde que o comunismo tomou o poder no Vietnã.
Em Hanói, capital do Vietnã, os católicos tentam impedir a destruição dos prédios da paróquia de Thai Há, ordenada pela ditadura marxista. Pedem que a propriedade seja restituída aos padres redentoristas.


Dilemas do antiamericanismo

Esses focos de militância antiamericana são agitados por um oba-oba pró-Obama: sua eventual vitória será fruto da propaganda


Governador de Roraima esclarece a controvertida demarcação de áreas indígenas

A soberania nacional continua ameaçada. Roraima está em pé de guerra contra a decisão do governo Lula de demarcar uma enorme reserva em área contínua no noroeste do estado.


|Primeira Página |Página Anterior |Página Seguinte|Última Página|